meteorologia

Fim de semana será de chuva entre moderada e forte. Veja a previsão da Apac

Semana também foi de chuvas na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 27/05/2022 às 7:32 | Atualizado em 27/05/2022 às 10:40
Notícia
X

Após uma semana de chuvas moderadas a fortes na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, a previsão do tempo para o fim de semana é de continuidade da precipitação, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

O meteorologista Roni Guedes, da Apac, afirmou que a previsão para esta sexta-feira (27) ainda é de chuvas fracas a moderadas em todo o Estado. Apesar disso, as chuvas podem se intensificar ao longo do fim de semana.

"A previsão da Apac identificou a aproximação de um sistema meteorológico chamado distúrbio ondulatório de leste (DOL). Esse sistema, naturalmente, quando chega na costa nordestina, provoca precipitações significativas", revelou.

De acordo com o meteorologista, o sistema deve chegar até Pernambuco a partir deste sábado (28), aumentando as precipitações para moderada a forte, até o domingo (29), principalmente no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste.

"Em alguns locais, essas precipitações podem ser mais fortes. Caso necessário, se o sistema evoluir, emitiremos avisos meteorológicos", afirmou.

A previsão do tempo da Apac é atualizada constantemente no site e nas redes sociais. A agência alerta para que a população siga as orientações da Defesa Civil.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta apontando para a possibilidade de chuvas mais intensas a partir desta sexta-feira (27) à noite, se estendendo até o fim de semana no litoral do Nordeste.

As chuvas devem chegar com maior intensidade em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Alagoas. De acordo com o instituto, são esperadas chuvas que podem variar de 150 a 200 mm por dia.

“Desde a semana passada a gente começou a emitir notícias e notas sobre as condições de chuva na Região Nordeste para os dias seguintes. Essa chuva ficaria concentrada principalmente no leste, desde o litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte e elas foram bem mais intensas desde quarta", disse a coordenadora geral de Meteorologia Aplicada do Inmet, Márcia Seabra.

Segundo a coordenadora, houve uma elevação acima da média na temperatura das águas dos oceanos que gerou um aumento na umidade. Essa umidade está sendo transportada pelos ventos para o continente, o que acaba gerando um grande volume de chuvas.

Tags

Autor