TEMPORAL

CHUVA EM PERNAMBUCO: Governo estadual libera R$ 100 milhões para atender cidades afetadas pelo temporal

Anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara no início da noite deste domingo. Recurso estará disponível nos próximos dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 29/05/2022 às 19:05 | Atualizado em 29/05/2022 às 19:08
Notícia
X

Para atender as cidades afetadas pelas chuvas que caem no Estado nos últimos dias, sobretudo no Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata, o governo estadual disponibilizou 100 milhões de reais. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara no início da noite deste domingo durante coletiva realizada na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no bairro de Santo Amaro, área central da capital.

Esse dinheiro do tesouro estadual servirá para ações emergenciais, de assistência social, busca e salvamento e de infraestrutura. Cada prefeitura deve apresentar as suas demandas ao governo estadual. Os recursos estarão disponíveis já nesta semana.

Até agora 14 cidades decretaram situação de emergência por causa das chuvas: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.

Com o decreto de situação de emergência os municípios atingidos podem acessar os recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

"Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e os trabalhos de buscas de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que nossas equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada", afirmou o governador.

Segundo a Secretaria de Defesa Social, atualizados às 18h deste domingo, o número de pessoas mortas em consequência das chuvas atingiu 79. Além disso, há o registro de 3.957 pessoas desabrigadas, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte, regiões mais atingidas pelas chuvas.

 

 

Tags

Autor