CHUVA EM PERNAMBUCO: veja barragens que chegaram ao limite e estão vertendo
A abertura controlada da Barragem de Goitá não resultará na inundação do Rio Capibaribe
A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informam que, na tarde desta segunda-feira (30), será iniciada abertura controlada da Barragem de Goitá, localizada entre os municípios de Paudalho e São Lourenço da Mata, para liberação da água acumulada.
O reservatório, segundo as instituições, teve papel importante na contenção das cheias ocasionadas pelas chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias, acumulando mais de 70% do volume de água ocorrido. “Nesse sentido, será necessária a abertura da comporta cumprindo todos os protocolos previstos, incluindo a articulação com as defesas civis estadual e municipais”, informou a Seinfra e a APac.
Eles também reforçam que a ação ocorre dentro da normalidade e que não resultará na inundação do Rio Capibaribe. Com relação ao nível de outras barragens no Estado, o analista de Meio Ambiente Gilberto Queiroz, explicou que devido as fortes chuvas ocorridas em Pernambuco, neste fim de semana, as barragens que mais acumularam volume, de acordo com o boletim emitido até as 14h20, desta segunda-feira, foram:
- Botafogo (em Igarassu) - 76,81%
- Goitá (em Paudalho) - 72,01%
- Tapacurá (em São Lourenço) - 69,02%
- Cursaí (em Paudalho) - 115,33%
- Varzea do Una (em São Lourenço) - 100%
- Siriji (em vicência) - 112,37%
- Tiúma (em Timbaúba) - 95,19%
Também foram emitidos avisos hidrológicos para os rios: Capibaribe, Siriji, Amaraji, Ribeirão, Jaboatão e Capibaribe-Mirim. Estes avisos dizem respeito à situação dos níveis de alerta dos rios e reservatórios para as ações da Defesa Civil. “No momento, devido a redução das chuvas, os rios encontram-se em estabilidade e não mais em alerta”, afirmou Gilberto Queiroz.