Presidente

CHUVAS: Bolsonaro chega a Pernambuco e critica Paulo Câmara: ''na crise tem que esquecer política''

Bolsonaro desembarcou em Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (30)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 30/05/2022 às 10:58 | Atualizado em 30/05/2022 às 13:45
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o governador Paulo Câmara (PSB) precisa esquecer questões políticas no momento de crise, ''sair de casa'', ''arregaçar as mangas'' e  trabalhar em prol da população atingida pelas fortes chuvas que caem em Pernambuco e deixaram, ao menos, 91 mortos.

Bolsonaro desembarcou em Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (30), para acompanhar o resgate às vítimas de deslizamentos que ocorreram na Região Metropolitana do Recife.

O presidente sobrevoo a cidade de Jaboatão dos Guararapes, uma das mais afetadas pelas fortes chuvas que caem na Região Nordeste. Em seguida, ao lado de ministros ele participou de coletiva à imprensa para apresentar as ações do governo federal em apoio a Pernambuco.

Paulo Câmara não esteve presente na coletiva de Bolsonaro. No domingo, o governador já havia dito não ser possível estar presente em algum encontro com o presidente, pois "nada oficialmente" foi recebido pelo Estado sobre a vinda. 

Caso o governador estivesse presente, ele poderia com muito mais propriedade, expor a situação e fazer alguma solicitação para nós. Resolveu ficar em casa, a pandemia já acabou... A gente lamenta a situação, mas mesmo assim, se o governador ligar para mim eu atendo
Jair Bolsonaro sobre Paulo Câmara

Segundo Bolsonaro, faltou iniciativa do governador em procurar o governo federal. "Em todos os momentos que governadores ou prefeitos nos procuraram, nós atendemos. Acho que faltou iniciativa por parte dele (Paulo Câmara) também. Aqui ninguém é proibido de comparecer. Foi amplamente divulgado pela mídia nossa presença, no sábado e no domingo. Se o governador estava fazendo outra coisa, não sei. Talvez ele ache melhor não estar presente. Não vamos politizar essa questão", disse Bolsonaro.

O presidente lembrou que, durante a pandemia de covid-19, recursos foram enviados aos Estados, incluindo Pernambuco e pediu que apolítica seja deixada de lado.

"Não é hora de fazer politica, ele tem o candidato dele, respeito, quem decide é a população na eleição. Mas em momento de crise você vai atrás para ajudar, não fica esperando ser chamado dentro de casa a sair do conforto. O governador no momento de crise não tem que esperar ser chamado de cima, tem que esquecer politica, arregaçar as mangas e trabalhar de fato para o seu povo. E não fazer politica em cima da desgraça de alguns", completou o presidente sob aplausos de apoiadores que compareceram ao desembarque.

Paulo Câmara

Nesta manhã, Paulo Câmara monitorou presencialmente o trabalho de resgate das vítimas dos deslizamentos de barreiras na Região Metropolitana do Recife.

"Estive no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. O Corpo de Bombeiros está realizando buscas no Curado IV e Zumbi do Pacheco (Jaboatão), Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista). Estamos contando com o apoio das Forças Armadas e de bombeiros de Minas Gerais, Paraíba e do Rio Grande do Norte", disse o governador em publicação nas redes sociais.

"Não vou comentar ato político. Nosso foco está no atendimento à população e no apoio aos municípios. Estamos no meio de uma emergência, com 26 pessoas ainda desaparecidas. Toda ajuda para o povo de Pernambuco será sempre bem-vinda", afirmou Paulo Câmara, nesta segunda, ao Blog de Jamildo.

Citação

Caso o governador estivesse presente, ele poderia com muito mais propriedade, expor a situação e fazer alguma solicitação para nós. Resolveu ficar em casa, a pandemia já acabou... A gente lamenta a situaç&a

Jair Bolsonaro sobre Paulo Câmara

Tags

Autor