TRAGÉDIA

CHUVA EM PERNAMBUCO: Recife confirma 37 mortes na capital

Ao todo, 40 corpos foram resgatados, mas três ainda não foram confirmados como de moradores da cidade

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 30/05/2022 às 21:18
Welington Lima/TV Jornal
Jardim Monte Verde - FOTO: Welington Lima/TV Jornal

O Recife confirmou na noite desta segunda-feira (30) o total de 3.640 pessoas  desabrigadas e desalojadas na cidade após as fortes chuvas. Cinco, continuam desaparecidas. O número de mortes de moradores da capital, que ontem estava em 19, subiu para 37. Ao todo, foram resgatados 40 corpos, entretanto, três ainda não foram identificados como de moradores da cidade. 

O Recife está com 34 equipamentos funcionando como abrigos temporários, sendo 17 escolas e creches municipais. Até o momento, foram registradas 115 ocorrências críticas, especialmente nas comunidades de Jardim Monte Verde, Milagres, Sítio dos Macacos e CAIC Barro, desde o último sábado (28).

“Estamos junto das famílias que perderam seus bens, seus móveis e estamos criando um plano específico de apoio. Essa chuva foi a maior dos últimos 50 anos da cidade. A gente sabe que tem lugar que alaga com frequência, mas essa chuva chegou a locais que nunca deu água no Recife. O nosso foco inicial foi salvar vidas, corremos para os morros para tirar as famílias que estavam em riscos, montamos abrigos e estamos coletando doações", disse o prefeito João Campos. 

Mortes em Pernambuco

Nesta segunda-feira (30), o governo de Pernambuco optou por não divulgar um novo balanço dos estragos causados pela chuva que vem castigando fortemente a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. O número de desabrigados, entretanto, aumentou. Segundo o secretário executivo de Defesa Civil, Leonardo Rodrigues, até esta noite estava em 6.170 pessoas. No último balanço os dados estavam em cerca de 5 mil.

Sem atualização, o número de mortes, divulgado oficialmente pelo Estado, ainda durante a manhã desta segunda-feira, é de 91 pessoas. O Corpo de Bombeiros, porém, confirmou o resgate de dois corpos ao longo do dia de hoje, o que eleva o total de mortes para 93. Os desaparecidos somam 26, segundo os últimos dados do governo do Estado.

Comentários

Últimas notícias