JUNHO

Chuva cai forte no Recife após previsão da Apac de precipitações acima do normal para o mês

Previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) é de que o acumulado de chuvas esperado para junho de 2022 deve ultrapassar a média histórica para o mês, de 337,6 milímetros na Região Metropolitana do Recife

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Amanda Azevedo

Publicado em 02/06/2022 às 17:22 | Atualizado em 03/06/2022 às 11:31
Notícia
X

Voltou a chover forte no Recife, na tarde desta quinta-feira (2). Mais cedo, o JC publicou previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) de que o acumulado de chuvas esperado para junho de 2022 deve ultrapassar a média histórica para o mês, de 337,6 milímetros na Região Metropolitana do Recife.

Desde abril, a Apac já havia alertado que choveria mais que o normal em maio, junho, julho e agosto, quando as médias histórias de precipitação são de 291 mm, 337,6 mm, 314 mm e 176,9 mm, respectivamente.

"O que não sabemos ainda é se essa chuva vai ser distribuída ao longo de junho ou se vai ser mais concentrada, como aconteceu maio, quando praticamente não choveu nos 20 primeiros dias. Temos que ir acompanhando diariamente para ver se vai ser ao longo do mês ou mais concentrada", disse a meteorologista Zilurdes Lopes.

Onde mais choveu no Grande Recife?

Paulista foi o município da região que mais registrou chuva nas últimas 24 horas. De acordo com monitoramento a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), foram 36,89 milímetros (mm) de precipitação até as 17h20, no Janga.

Em seguida, está Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, com 36,14 mm nas últimas 24 horas.

Veja lista de onde mais choveu no Grande Recife

  • Janga (Paulista) - 36,89 mm
  • Ponte dos Carvalhos (Cabo) - 36,14 mm
  • Barra de Jangada (Jaboatão) - 35,60 mm
  • Itamaracá - 31,57 mm
  • Porto (Recife) - 31,00 mm
  • Janga (Paulista) - 38,36 mm
  • Tabajara (Olinda) - 37,37 mm
  • Porto (Recife) - 34,20 mm
  • Prazeres (Jaboatão) - 23,12 mm
  • Ipojuca - 21,85 mm

Qual a previsão do tempo para a sexta-feira (3)?

Segundo a Apac, esta sexta-feira (3) terá chuva de fraca a moderada (de 10 a 30 mm) na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul do Estado. No Agreste, Sertão de Pernambuco e no Sertão do São Francisco, a precipitação deverá ser fraca (de 2 a 10 mm).

Qual a tendência de chuva para os próximos dias?

Para os próximos dias, ainda não há uma previsão definida, apenas uma tendência. A expectativa da Apac é que chova de forma moderada (de 30 a 50 mm) na RMR e na Zona da Mata neste sábado (4), de forma fraca a moderada no Agreste e no Sertão de Pernambuco, e de forma fraca no Sertão de São Francisco.

Já para o domingo (5), a população pode esperar chuva entre fraca a moderada na RMR e na Zona da Mata. Não há previsão de chuva para o Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco.

As vítimas das chuvas em Pernambuco

Subiu para 127 o número total de mortes em decorrência das chuvas que caíram em Pernambuco na última semana. Pelo menos uma pessoa segue desaparecida.

O aumento do número se deu pela localização de mais três corpos no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, na Vila dos Milagres, no Recife, em Paratibe, Paulista, e pela incorporação de mais quatro vítimas às estatísticas após investigação social no Instituto Médico Legal (IML).

Tags

Autor