Depressão surge na BR-101, em Goiana, e preocupa condutores
O DNIT foi acionado para avaliar a situação da rodovia
Uma depressão no Km 6,6 da BR-101, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, preocupa condutores que trafegam no sentido João Pessoa (Paraíba).
Mensagens circularam nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (3), alertando que a cabeceira da ponte em Goiana havia cedido. Mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) negou a informação.
- Chuvas: veja onde tem pontos de alagamento nesta sexta-feira (3) no Grande Recife
- Combinação de maré alta com fortes chuvas causa transtornos no Grande Recife nesta sexta (3)
- Canais transbordando e ruas alagadas: veja fotos dos transtornos causados pelas chuvas no Grande Recife
- AUXÍLIO PERNAMBUCO. Paulo Câmara dá auxílio para famílias atingidas pelas chuvas e pensão vitalícia para dependentes de vítimas fatais
De acordo com a comunicação da PRF, foi verificada uma depressão no trecho, mas a cabeceira da ponte não cedeu.
"Uma equipe do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) foi acionada e está no local", informou a PRF.
Reparo
Um reparo foi iniciado no local e um desvio foi criado no local. Por conta disso, há congestionamento de mais de 4 quilômetros no trecho, segundo a PRF.
Resposta do DNIT
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que interditou trecho pois as fortes chuvas afetaram o aterro da cabeceira da ponte sobre o canal.
"As equipes técnicas da Autarquia ainda avaliam a solução definitiva para a ocorrência".
O DNIT recomendou aos motoristas atenção aos desvios situados na altura do km 4,0 e do km 7,2, locais devidamente sinalizados.
Para os veículos transitando no sentido João Pessoa / Recife, há um estreitamento de pista, entre o km 4,0 e o 7,2 devido ao compartilhamento da pista com os veículos que transitam no sentido contrário.
E para os veículos que trafegam no sentido Recife / João Pessoa, os motoristas devem acessar o desvio no km 7,2 (próximo à passarela de pedestres de Goiana), a fim de seguirem o seu trajeto, retornando à pista original (decrescente) na altura do km 4,0.
Fake news
Desde a última semana, a ponte de Goiana foi alvo de diversas fake news envolvendo as fortes chuvas que caíram em Pernambuco.
Mensagens de áudio e fotos foram espalhados afirmando que a ponte teria caído. O que não aconteceu.