O que causa a neblina? Meteorologista explica fenômeno registrado em cidades de Pernambuco
Fenômeno pôde ser visualizado em cidades como o Recife, Paudalho, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste; veja imagens
Os moradores de algumas cidades de Pernambuco se depararam, na manhã desta quarta-feira (8), com uma neblina no céu. O fenômeno pôde ser visualizado em cidades como o Recife, Paudalho, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste.
O que causa a neblina? Como se forma a neblina?
A neblina é formada a partir da combinação de vários fatores. De acordo com a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Aparecida Fernandes, são eles: umidade relativa do ar alta, céu claro e falta de ventos.
"Todas as noites, a Terra vai perdendo radiação. Principalmente no período da madrugada [desta quarta], houve um resfriamento maior da superfície porque ficamos sem nuvens. As nuvens funcionam como um cobertor, então em noites de céu claro, há uma perda radiativa maior e esfria mais", explica.
Segundo a meteorologista, associado ao esfriamento da superfície, havia bastante umidade no ar devido às chuvas dos últimos dias, e existia vapor d'água próximo à superfície.
Aparecida Fernandes afirma que para que a neblina ocorra, é necessário que a umidade relativa do ar esteja acima de 90%. De acordo com ela, no Recife, esse percentual estava em 100% nas proximidades do Aeroporto, e em 96% próximo ao Curado.
"Quando começa a esfriar, o ar quente entra em contato com [o ar frio] da superfície e condensa, formando essa neblina". Isso ocorre por causa de um fenômeno chamado inversão térmica.
"O normal é que a temperatura diminua com a altura. No entanto, a temperatura em contato com a superfície ficou mais fria do que a camada um pouco acima dela. Na inversão térmica, em vez de a superfície estar mais quente do que o ar acima, estava mais fria. Então começa a condensar e a condensação fica, não sobe para formar uma nuvem, fica como se fosse uma nuvem mais baixa (neblina)".
A especialista afirma que é comum que isto ocorra, mas a neblina também aparece por causa da falta de ventos. "O vento ajuda que a condensação se transforme em uma nuvem e seja levada para outro lugar. Com a ausência de ventos, a condensação fica na região".
Qual a diferença entre neblina e nevoeiro?
A diferença entre neblina e nevoeiro está na visibilidade. De acordo com a especialista, no nevoeiro, a visibilidade é menor do que um quilômetro.
Já a neblina é um fenômeno mais fraco, em que há de 1 a 5 quilômetros de visibilidade. A neblina é vista como se fosse uma nuvem na superfície.
%MCEPASTEBIN%