frio

Cidade de Pernambuco registrou temperatura de 15,6°C nesta quarta-feira (8); veja lista de onde fez mais frio

Saiba onde fez mais frio nesta quarta-feira (8) no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 08/06/2022 às 11:16
Notícia
X

Com a proximidade do inverno, o tempo já começa a ficar mais frio em cidades de Pernambuco. A madrugada desta quarta-feira (8) registrou baixas temperaturas em alguns municípios.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) tem estações meteorológicas em alguns municípios e mede as temperaturas dessas áreas. Nesta quarta, a cidade em que há medição que registrou mais frio foi Petrolina, no Sertão do Estado.

Em Petrolina, os termômetros marcaram 15,6°C. No dia anterior, essa terça (7), a temperatura mínima na cidade foi de 16,5°C, enquanto a máxima foi de 31,6°C.

De acordo com a meteorologista Aparecida Fernandes, a cidade recebe um vento de Sul, que traz um ar mais frio. Além disto, a noite passada foi de céu claro, que costuma ser mais fria. "À noite, todo o planeta perde radiação para o espaço. Durante o dia, [a Terra] recebe e também perde, mas à noite, não está recebendo, só emitindo. Quando o céu está limpo, esfria bastante, porque as nuvens servem como um cobertor", explica.

Ainda segundo a especialista, com a proximidade do inverno - que começa oficialmente em 21 de junho - há menor radiação, os dias são mais curtos e o sol se põe mais cedo. Consequentemente, as noites são mais longas e há maior perda de radiação solar.

Onde fez mais frio

Também no Sertão, o município de Parnamirim registrou 16,9°C. No Agreste, a cidade mais fria nesta quarta (8), foi Brejo da Madre de Deus, com temperatura mínima de 17°C. Na Zona da Mata, os termômetros marcaram 20,9°C em Carpina. Já na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Recife marcou 21,5°C entre 4h e 5h, em uma estação que fica próximo ao limite com São Lourenço da Mata.

Confira a lista de onde fez mais frio:

  • Sertão do São Francisco: 15,6°C (Petrolina)
  • Sertão de Pernambuco: 16,9°C (Parnamirim)
  • Agreste: 17°C (Brejo da Madre de Deus)
  • Zona da Mata: 20,9°C (Carpina)
  • Grande Recife: 21,5°C (Recife)

Neblina

As temperaturas mais baixas também fizeram com que uma neblina fosse formada em algumas cidades. Os moradores perceberam a névoa no início da manhã desta quarta.

De acordo com Aparecida Fernandes, a neblina é formada quando há uma inversão térmica: a temperatura da superfície está mais fria do que a temperatura nas áreas mais altas (o normal é que a temperatura seja mais baixa nas áreas mais altas).

"A gente tinha bastante umidade porque tinha chovido, então existia bastante vapor d'água próximo à superfície. Quando começa a esfriar, o ar mais quente e úmido entra em contato com a superfície e condensa, formando essa neblina". Segundo a meteorologista, o fenômeno da inversão térmica é comum, mas como não havia vento, a névoa ficou concentrada.

Além disso, o céu estava sem nuvens nesses locais, o que também contribui para que a neblina ocorra, uma vez que as nuvens funcionam como um cobertor.

Tags

Autor