tempo

Regiões de Pernambuco amanhecem tomadas pela neblina. Veja imagens

Neblina foi vista em alguns municípios na manhã desta quarta

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 08/06/2022 às 7:56 | Atualizado em 08/06/2022 às 12:28
Notícia
X

As chuvas que caem há duas semanas em Pernambuco, mesmo antes do início do inverno, já fazem as temperaturas diminuírem em algumas cidades.

No entanto, o que surpreendeu os moradores de diversas regiões do Estado nesta quarta-feira (8) foi uma neblina nas primeiras horas da manhã.

O fenômeno da neblina foi visto em cidades como o Recife, Paudalho, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste. Na madrugada, os termômetros do Recife chegaram a marcar 21,5°C. Em Caruaru, 20°C. No município de Petrolina, a temperatura mínima nesta quarta (8) foi de 15,6°C.

O que causa da neblina?

A formação da neblina está relacionada com a presença de umidade no ar, aliada às baixas temperaturas. Trata-se da condensação da umidade presente no ar em forma de vapor.

"Quando começa a esfriar, o ar quente entra em contato com [o ar frio] da superfície e condensa, formando essa neblina", explica a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Aparecida Fernandes. Isso ocorre por causa de um fenômeno chamado inversão térmica.

"O normal é que a temperatura diminua com a altura. No entanto, a temperatura em contato com a superfície ficou mais fria do que a camada um pouco acima dela. Na inversão térmica, em vez de a superfície estar mais quente do que o ar acima, estava mais fria. Então começa a condensar e a condensação fica, não sobe para formar uma nuvem, fica como se fosse uma nuvem mais baixa (neblina)".

Veja imagens da neblina:

Inverno ainda não chegou

Apesar das chuvas, da neblina e das baixas temperaturas com relação ao que os pernambucanos estão acostumados no resto do ano, o inverno ainda não começou oficialmente.

No hemisfério Sul, a data de início da estação é 21 de junho.

Tags

Autor