RELIGIÃO

Ao vivo: acompanhe missa de aniversário que marca renúncia de dom Fernando Saburido

Dom Fernando Saburido conduz, nesta sexta-feira (10), missa em ação de graça pelos seus 75 anos. Ele renunciou ao posto de arcebispo de Olinda e Recife por causa da idade

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 10/06/2022 às 20:10
Notícia
X

Dom Fernando Saburido conduz, nesta sexta-feira (10), missa em ação de graça pelos seus 75 anos. A celebração, na Catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda, ocorre no mesmo dia em que o religioso anunciou renúncia ao posto de arcebispo de Olinda e Recife devido à idade. 

O arcebispo cumpre a determinação do cânon 401 do Código de Direito Canônico: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”.

O papa Francisco vai receber a carta de renúncia de dom Fernando e, nos próximos dias, iniciar o processo de escolha de seu sucessor. 

“O santo padre precisa, primeiramente, aceitar a renúncia e depois tudo é encaminhado para a Nunciatura para que então comece o processo para a escolha do sucessor. Até lá, então, até a posse do sucessor, o bispo fica a serviço daquela Igreja particular, assumindo, continuando, portanto, a sua tarefa, a sua missão”, explicou dom Fernando em seu pronunciamento.

Dom Antônio Fernando Saburido é o 8º arcebispo metropolitano de Olinda e Recife e 32º bispo a ocupar o sólio olindense. Nasceu no Distrito de Juçaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 quilômetros do Recife, em 10 de junho de 1947. Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda. Em 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983. Foi pároco das Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe (Guadalupe) e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda.

Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000. Em 18 de maio de 2005, foi nomeado bispo da diocese vacante de Sobral (CE), pelo papa Bento XVI. Eleito arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto do mesmo ano, ainda no pontificado de Bento XVI. São, portanto, 22 anos de ministério episcopal, dos quais mais de 12 como arcebispo de Olinda e Recife.

Tags

Autor