VACINAÇÃO

Recife tem mutirão de vacinação neste fim de semana. Tire suas dúvidas

As vacinas contra gripe, sarampo e covid serão aplicadas, sem necessidade de agendamento, em 12 locais da cidade. Fique atento aos grupos que podem ser vacinados

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 11/06/2022 às 12:58 | Atualizado em 11/06/2022 às 13:10
Notícia
X

Nestes sábado (11) e domingo (12), a Prefeitura do Recife vai promover um mutirão de vacinação contra gripe, sarampo e covid-19. Os imunizantes serão aplicados, sem necessidade de agendamento, em 12 locais da cidade (confira lista mais abaixo), entre mercado público, unidades de saúde e shopping. Os profissionais da Secretaria de Saúde municipal vão aplicar as vacinas de gripe e sarampo naqueles que fazem parte dos grupos prioritários das Ccmpanhas, enquanto a de covid-19 será voltada para as crianças entre cinco e 11 anos e também para pessoas a partir de 12 anos de acordo com a dose especificada para cada faixa etária.

SARAMPO E GRIPE

Para a Campanha Nacional de Vacinação Contra o sarampo, o público-alvo são os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a de gripe contempla, além desses dois grupos, os idosos, gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. Também podem receber o imunizante os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde e os professores, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar laudos médicos que comprovem a condição.

COVID

Já a vacina de covid-19 será aplicada nas crianças entre cinco e 11 anos (primeira ou segunda dose). Para quem tem de 12 a 17 anos, pode tomar a terceira dose (que equivale a primeira dose de reforço) se tiver tomado a segunda dose há quatro meses, no mínimo. A partir de 18 anos até 49 anos está liberada a terceira dose. E quem tem a partir de 50 anos de idade já pode tomar a quarta dose (que equivale a segunda dose de reforço). 

DOCUMENTAÇÃO PARA A VACINA

As pessoas precisam apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal.

Confira a programação:

SÁBADO (11)

Shopping Tacaruna: Avenida Governador Magalhães, 153, Santo Amaro (das 9h às 19h)

Mercado da Encruzilhada: Rua José Maria, 2-100, Encruzilhada (das 8h às 16h)

Ferreira Costa: Rua Cônego Barata, 275, Tamarineira (das 9h às 17h)

Escola Municipal Abílio Gomes: Rua Bruno Veloso, s/n, Boa Viagem (das 8h às 15h)

Comunidade Córrego do Jenipapo: Rua

Erundina Negreiros de Araújo, 594, Córrego do Jenipapo (das 8h às 13h) - neste local haverá apenas vacinação contra covid-19

Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo: Avenida Campina Grande, s/n, UR-01/Cohab (das 8h às 15h)

 

DOMINGO (12)

Igreja Rompendo em Fé: Avenida Chagas Ferreira, 50, Sítio do Rosário (das 8h às 16h)

Ferreira Costa: Rua Cônego Barata, 275, Tamarineira (das 9h às 17h)

Creche Municipal Senador Paulo Guerra: Rua Engenho Canto Alegre, 123, Imbiribeira (das 8h às 15h)

USF Jordão Alto: Rua Dona Carentina, s/n, Jordão Alto

Tags

Autor