ABANDONO

Bairro do Recife: demolição de prédio com risco de desabamento começou neste sábado

Prefeitura do Recife deu início ao processo, que deverá durar, pelo menos, sessenta dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 11/06/2022 às 18:53 | Atualizado em 11/06/2022 às 19:00
Notícia
X

A demolição de um prédio localizado no Bairro do Recife, área histórica e central da capital pernambucana, teve início na tarde deste sábado (11/6). O imóvel fica na Rua da Guia, número 88, e apresenta alto risco de desabamento. Por isso, precisa ser demolido, segundo a Prefeitura do Recife.

Pessoas que trabalham no entorno denunciaram que o prédio está abandonado há mais de 20 anos. Na sexta-feira (10), comerciantes, empresários e pessoas que trabalham na região foram surpreendidos por uma intimação da Defesa Civil para desocuparem oito edifícios do entorno.

A previsão é de que todo o processo dure, pelo menos, sessenta dias. A demolição foi antecipada de segunda (13) para este sábado devido à urgência. A gestão municipal informou que os órgãos de preservação do patrimônio - principalmente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - foram comunicados da necessidade.

O Gabinete do Centro do Recife (Recentro) também teria informado o procedimento e os riscos aos comerciantes e empreendedores que têm estabelecimentos na área que foi interditada. Foi solicitado que, devido à urgência por questões de segurança, a desocupação da área era necessária.

O proprietário que deixou o imóvel chegar a essa situação, entretanto, não teve o nome revelado pela gestão municipal. A prefeitura diz que a Defesa Civil do Recife monitora o prédio há mais de dez anos, mas a situação se agravou recentemente.

PCR/DIVULGAÇÃO
Edifício está abandonado há pelo menos duas décadas e teve o risco de desabamento potencializado no fim de semana passado - PCR/DIVULGAÇÃO


No fim de semana passado (4 e 5), os técnicos constataram um agravamento significativo na estrutura, percebendo uma leve inclinação da edificação.

METODOLOGIA

O imóvel está sendo “cortado” no lugar de implodido. A escolha, feita pela equipe técnica da prefeitura, foi para reduzir os riscos na área, que é histórica e tem muitas edificações vizinhas.

Para fazer o “corte”, está sendo utilizado um guindaste com uma tesoura na ponta, que irá quebrar a estrutura sem tanto impacto. A previsão é que essa metodologia seja realizada nos três últimos pavimentos da edificação.

Vinte profissionais acompanham o trabalho de demolição, incluindo funcionários da Defesa Civil e da empresa contratada pela prefeitura para realizar o serviço.

Tags

Autor