Barragens

Barragem do Prata começou a verter por conta das fortes chuvas em Pernambuco

Fenômeno não acontecia desde 2020 e está sendo comemorado do ponto de vista de maior oferta para o abastecimento de água na região atendida pelo manancial

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 18/06/2022 às 17:00
CORTESIA
AGRESTE Barragem atende população de seis cidades da região - FOTO: CORTESIA
Leitura:

As fortes chuvas que caem em Pernambuco desde o dia 23 de maio vêm provocando preocupação com as barragens do Estado. Depois de atingir a Região Metropolitana do Recife (RMR) com mais intensidade, as chuvas agora migraram para a Zona da Mata e e para o Agreste. A Compesa, que vem monitorando os reservatórios, informou que a barragem do Prata começou a verter no final da manhã desta sexta-feira (17).

Localizada no município de Bonito, no Agreste do Estado, a barragem do Prata atende os municípios de Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha e São Joaquim do Monte, através da adutora do Prata/Pirangi.

Capacidade máxima da barragem do Prata

De acordo com o monitoramento realizado pela Compesa, o manancial atingiu a capacidade máxima de acumulação de 41,9 milhões de metros cúbicos de água, resultado do elevado e constante volume de chuvas na região nas últimas semanas. A última vez que o Prata verteu foi em junho de 2020.

Segundo o diretor de Interior da Compesa, Mário Heitor, o fato da barragem sangrar, garante uma maior segurança hídrica para a região. “Com o volume acumulado, garantimos o abastecimento das cidades atendidas por mais dois anos, mesmo que enfrentemos uma estiagem nesse período”, explicou.

Em alguns casos, porém, o excesso de água nas barragens pode significar alagamentos nas cidades.  

Comentários

Últimas notícias