SANEAMENTO

"Preta e com mau cheiro." Moradores de cidade do Agreste de Pernambuco denunciam estado da água que sai das torneiras

População de Bom Jardim foi às redes sociais reclamar da má qualidade da água que tem chegado em suas casas

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Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 19/06/2022 às 10:50 | Atualizado em 20/06/2022 às 9:06
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Moradores de Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, têm denunciado o estado da água que sai das torneiras nos últimos dias. Eles afirmam que o líquido está escuro e com mau cheiro, impróprio para uso.

Uma dessas pessoas foi o fotógrafo Lucas Pedro da Silva, de 32 anos, cuja água da própria casa está “como se fosse ferrugem” desde a tarde desse sábado (18). “A sorte é que aqui em casa tinha água guardada, mas se secar vai ser difícil encher com essa água, não tem como”, relatou.

O fotógrafo relatou a situação no blog que comanda, o Portal Bom Jardim Oficial (@portalbomjardimoficial). Nos comentários, muitos outros moradores disseram passar pelo mesmo. "Algumas pessoas dizem que está assim há mais dias. Se não está com a cor preta, está com um gosto ruim”, afirmou ele.

"Cadê as autoridades de Bom Jardim que não fiscalizam isso? Estamos pagando por uma água com gosto de pedra une e cor preta, ainda por cima com uma concentração de cloro fora do comum", detalhou outro morador, Welverton Santana.

Lucas, assim como outros vizinhos, já tentou contatar a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pelo abastecimento de água no Estado, mas não obteve sucesso. "Já tentei ligar, mas não atendem, não falam nada, nem veem a mensagem no Instagram. Não é a primeira vez que isso acontece, outras vezes a água já chegou barrenta", reclamou.

Resposta da Compesa

Em nota enviada ao JC, Compesa informou que testes de qualidade da água são realizados diariamente nas estações de tratamento, "para a comprovação de que a água tratada está saindo da ETA dentro do padrão de potabilidade".

Segundo a companhia, isso foi atestado ainda na manhã de domingo, após a realização de analises na estação de Estação de Tratamento de Água de Buraco do Tatú, que vem recebendo água da barragem de Pedra Fina, que atende, o município de Bom Jardim.

A Compesa acredita, portanto, que a situação relatada pelos moradores deve estar relacionada ao arraste de sedimentos localizados nas redes de distribuição de água. "Esse material pode ter se acumulado nas tubulações em decorrência do período em que essa rede de abastecimento esteve sem funcionamento, em virtude do colapso da barragem de Pedra Fina e, só recentemente foi reativada após a recuperação dos níveis do manancial", diz o texto.

A Companhia informou ainda que, até então, nenhum morador acionou formalmente a Compesa por meio do canal de atendimento 0800 081 091 para registrar a questão.

"Porém, agora ciente, equipes já estão em campo, realizando descargas na rede de abastecimento (processo de limpeza das tubulações) nas áreas que apresentaram a ocorrência. Os moradores que ainda estiverem enfrentando essa questão, devem ligar para o canal de atendimento e repassar os endereços completos para as devidas verificações e providências", finaliza a nota.

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