ACIDENTE

"Um cenário de guerra", disse guarda municipal sobre acidente com ônibus em Camaragibe que deixou um morto e pelo menos 25 feridos

Ônibus da linha TI Camaragibe/TI Macaxeira virou na PE-005, em Camaragibe, na tarde deste domingo. Mais de 10 viaturas do Bombeiros e Samu foram acionadas para socorrer os feridos. Uma mulher morreu no local

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 19/06/2022 às 22:11 | Atualizado em 20/06/2022 às 8:44
Notícia
X

Uma pessoa morreu e pelo menos outras 25 ficaram feridas após um ônibus virar na entrada do município de Camaragibe, no Grande Recife, na tarde deste domingo. O coletivo fazia a linha TI Camaragibe/ TI Macaxeira.

O acidente aconteceu por volta das 15h20 em uma curva na PE-005, também chamada de Avenida Belmino Correia. Testemunhas contaram que o cenário, após o tombamento do veículo, foi desesperador, com muita gente machucada. Longas filas de engarrafamento se formaram no sentido Recife-Camaragibe.

A empregada doméstica Maria da Conceição Cabral da Silva, 56 anos, estava próxima à porta traseira do ônibus. Iria descer na parada seguinte, cerca de 150 metros de onde houve o acidente. Havia combinado de se encontrar com uma neta para fazer feira no supermercado que fica em frente ao ponto de ônibus. Morreu no local.

Para socorrer os feridos, o Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas e uma moto. Segundo a corporação, quatro vítimas foram conduzidas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, e três para o Hospital de Restauração (HR). Equipes do Samu também foram acionadas, com quatro ambulâncias, para prestar socorro.

CENÁRIO DE GUERRA

O inspetor Sérgio Sales, da Guarda Municipal de Camaragibe, informou que a motorista do coletivo teria passado mal, por isso perdeu o controle do veículo. O ônibus bateu no meio fio antes de tombar. "Ela nos disse que teve um mal súbito, por isso o ônibus tombou. Só voltou a si quando já estava sendo socorrida", afirmou. Ele não soube dizer se a condutora dirigia em alta velocidade. Ela foi levada para prestar depoimento na Delegacia de Camaragibe.

"Chegamos entre 10 e 15 minutos depois do ônibus virar. Foi uma cena muito triste, vários feridos, idosos, crianças. Algumas com fraturas no rosto, braços quebrados. Foram tiradas pela saída de emergência", relatou o inspetor Sérgio Sales.

"Tinha muita gente ferida, sendo socorrida, desorientada. Um cenário de guerra mesmo. Tentaram saquear o ônibus depois", contou a guarda municipal Luciana Cruz, que também atuou na ocorrência. Testemunhas disseram a ela que todos os assentos do ônibus estavam ocupados e que havia pelo menos mais 10 passageiros em pé. 

DESESPERO

Maria da Conceição era casada e tinha seis filhos. A família esteve no local e ficou bastante abalada. O marido, três filhos, uma sobrinha e uma neta acompanharam a retirada do ônibus do local do acidente. Uma sobrinha que reconheceu o corpo da empregada doméstica antes de ser levado pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

"Falei com vovó umas 14h, ela pediu para eu ver o que tinha em casa pois íamos nos encontrar para fazer feira. Ela tinha ido para o trabalho na sexta-feira. Era empregada numa residência na Madalena, no Recife", contou a neta Rebeca Silva da Paz. "Estranhei porque depois ela não atendeu mais o telefone", disse a neta.

Rebeca já estava na frente do supermercado esperando a avó quando ficou sabendo do tombamento do ônibus. "A motorista vinha em alta velocidade, numa curva. Se estivesse devagar não teria acontecido o acidente que matou minha avó", lamentou Rebeca.

A informação da motorista estar em alta velocidade, no entanto, não foi confirmada pela polícia.

"Estamos muito abalados, ninguém espera que uma coisa dessa vá acontecer", comentou o marido de Maria da Conceição, Manoel Apolônio da Silva, 62. Eles eram casados há 40 anos.

A filha e dois netos do zelador Sebastião Carlos da Silva também estavam no ônibus. "Eles tinham ido para o zoológico e estavam voltando para casa. Minha filha ligou desesperada para minha esposa contando que o ônibus tinha virado", disse Sebastião.

"Graças a Deus ela só fraturou o nariz e meus netos não tiveram nada grave. Foi Deus que botou a mão em cima deles e os livrou", comentou Sebastião na frente da UPA da Caxangá, unidade para onde a filha dele foi socorrida.

TRÁFEGO INTERROMPIDO

O tráfego de veículos ficou interrompido, na PE-005, até por volta das 19h40. Foi necessário um guincho pare desvirar o ônibus. Por meio de nota, a Mobibrasil, responsável pela linha do acidente, disse lamentar profundamente o ocorrido.

"Assim que tomou conhecimento do fato, a empresa acionou o Corpo de Bombeiros e o Samu para prestação de socorro às vítimas", explicou. Confirmou ainda que a motorista passou mal, prestou solidariedade às vítimas e se colocou à disposição das autoridades para apuração dos fatos.

A Polícia Civil esteve no local. Foi aberto inquérito por portaria para investigar o fato.

Tags

Autor