SÃO JOÃO

Como acender uma fogueira de São João sem se queimar

Acidentes com fogueiras podem acontecer se não forem acesas da maneira correta.

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 23/06/2022 às 14:45
Leo Motta/Acervo JC Imagem
Após três anos, as fogueiras retornarão às festas de São João em Pernambuco - FOTO: Leo Motta/Acervo JC Imagem
Leitura:

Com o São João, o número de acidentes com fogueiras aumentam na época. E neste ano elas retornam ao calendário juninos após dois anos apagadas. Item essencial à cultura nordestina, a fogueira está presente em todos os polos festivos da região. No entanto, acidentes com elas podem acontecer se não forem acesas da maneira correta.

No Hospital da Restauração, uma das maiores referências no tratamento de queimados do País, o número de vítimas de explosões e queimaduras era 75% maior antes da proibição de fogueiras e fogos no São João.

Por dois anos seguidos, os principais polos festivos de Pernambuco proibiram os itens na época junina por causa das doenças respiratórias. Em 2022, foram autorizadas as vendas dos fogos de artifício para a comemoração de São João.

Como acender uma fogueira da maneira adequada?

De acordo com os bombeiros, o ideal é que elas tenham até um metro de altura. Na hora de acendê-las, é recomendável começar o fogo na base utilizando algodão ou um pedaço de pão embevecido com óleo de cozinha. Isso para evitar grandes acidentes.

Quais cuidados deve ter para evitar acidentes com fogueiras?

  • Evitar brincadeiras próximas às fogueiras
  • Ter cuidado ao manipular produtos inflamáveis, como o álcool 70, e não se aproximar de fogo quando utilizar
  • Manter crianças distantes de fogueiras e uso de explosivos
  • Evitar o uso de explosivos

Quais os primeiros socorros com queimaduras de fogos de artificio e fogueiras?

De acordo com o Ministério da Saúde, em casos de queimadura, o paciente deve colocar, de imediato, a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por aproximadamente dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas.

Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo por substâncias químicas ou eletricidade, a pessoa necessita de cuidados médicos imediatos.

É importante nunca tocar a queimadura com as mãos; nem furar bolhas; tentar descolar tecidos grudados na pele queimada, ou retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado. Não se pode colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura. O Ministério da Saúde lembra que somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Comentários

Últimas notícias