chuvas

CHUVAS EM PERNAMBUCO: Rio Jacuípe, da bacia do Rio Una, está em situação de inundação

Rio Jacuípe está localizado na divisa entre Pernambuco e Alagoas e pode impactar os rios da mesma bacia hidrográfica

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 04/07/2022 às 11:15
Notícia
X

O rio Jacuípe, localizado na divisa entre Pernambuco e Alagoas, próximo a Água Preta e Barreiros, na Mata Sul pernambucana, está em situação de inundação com as chuvas que caem na região nos últimos dias.

Localizado em Jacuípe (AL), o rio de mesmo nome faz parte da bacia do rio Una, portanto, pode impactar a situação dos rios que pertencem à mesma bacia hidrográfica, localizados em Pernambuco.

De acordo com monitoramento dos rios feito pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apesar de ter transbordado, a tendência do rio Jacuípe é de descida.

Várias áreas de Barreiros estão completamente alagadas na manhã desta segunda-feira.

Segundo boletim hidrológico da Apac, o maior nível das últimas 24h do rio Jacuípe foi de 742 cm, às 14h do domingo (3). Já o menor nível foi às 9h desta segunda-feira (4), de 626 cm.

Os demais rios que cortam a Mata Sul de Pernambuco, como Una, Panelas e Pirangi, estão em situação normal, com tendência estável.

Rios transbordam no fim de semana

No sábado (2), além do rio Jacuípe, o rio Pirangi, que passa por São Benedito do Sul, também transbordou.

Os rios Amaragi, em Ribeirão; Sirinháem, na cidade de Joaquim Nabuco; Panelas, no município de Belém de Maria; e Canhotinho, na cidade de mesmo nome, estavam em nível de alerta, ou seja, com volume acima da cota normal, mas sem transbordar.

No domingo (3), o Rio Una chegou a ultrapassar a cota de alerta.

Tags

Autor