AÇÃO

Em campanha regional, Crea-PE fará fiscalização no Hospital da Restauração

Evento acontece nesta terça-feira (5), a partir das 8h30, numa ação simultânea com os Conselhos de Engenharia e Agronomia da Região Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 04/07/2022 às 18:54 | Atualizado em 04/07/2022 às 18:54
Notícia
X

Em ação que visa comprovar a segurança nos serviços que envolvam as engenharias, agronomia e geociências, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Nordeste vão lançar a campanha Dia D, a partir desta terça-feira (5), onde serão realizadas fiscalizações simultâneas em hospitais dos nove Estados.

Em Pernambuco, a campanha será lançada no Hospital da Restauração, maior hospital público da Região Nordeste, além de referência nas áreas de trauma, neurocirurgia, cirurgia bucomaxilofacial, neurologia, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia.

O evento acontece no auditório do HR com palestras e a apresentação de um plano de ação das fiscalizações programadas para todo o Estado. A abertura acontece às 8h30, com a presença do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; Miguel Arcanjo dos Santos Júnior, da diretoria do Hospital da Restauração; Tadeu Henrique Calheiros, representante das Entidades Médicas; e Giselle Cristina Leite Raposo, da diretoria regional da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar de Pernambuco (ABDEH-PE).

Logo após, às 9h será feito o lançamento da "Campanha Fiscalização Hospitalar", com a gerente de Fiscalização Crea-PE, Flávia Assunção. Na sequência, acontece, às 9h30, a palestra “A Engenharia como promotora da Qualidade e Segurança dos Serviços de Saúde”, proferida por Florêncio Absalão, coordenador do Comitê de Modernização e Gestão do Crea-PE.

Às 10h será realizado um debate, coordenado pelo superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christiani. Por fim, às 10h45 será feita uma vistoria educativa na unidade hospitalar. A intenção é avaliar os pontos que precisam ser melhorados para evitar possíveis acidentes, a exemplo dos recentes desabamentos do teto do hospital, atingindo pacientes.

A campanha capitaneada pelos Creas do Nordeste destaca que os estabelecimentos assistenciais de saúde necessitam oferecer um elevado padrão de atendimento ao paciente. Para isso, prédios e equipamentos devem estar em perfeitas condições de funcionamento de maneira a proporcionar aos pacientes as condições necessárias para o seu restabelecimento e conservação de sua vida.

Diante disso, as áreas das engenharias, agronomia e geociências têm participação fundamental na qualidade, segurança, desempenho, implantação, instalação, manutenção, treinamento no manuseio de equipamentos e da infraestrutura hospitalar. Neste cenário, o papel do Crea é verificar, orientar e fiscalizar, dentre as atividades dos profissionais do sistema Confea/Crea, os serviços que estão compreendidos no ambiente hospitalar.

Ação simultânea no Nordeste

Em cada estado, simultaneamente, as equipes de fiscalização visitarão as unidades de saúde. A ação tem como objetivo combater o exercício ilegal da profissão nos casos da instalação e manutenção de máquinas e aparelhos utilizados diariamente por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos radiologistas, entre outros, além dos pacientes.

Os fiscais dos Creas fiscalizarão as instalações e manutenções desses equipamentos para identificar se as obras ou serviços estão sendo realizados por profissionais e empresas registradas nos Conselhos de seus respectivos estados. A instalação e a manutenção dos equipamentos hospitalares têm que ser feitas com a Responsabilidade Técnica de engenheiros devidamente registrados nos Creas para garantir a segurança dos cidadãos que vão utilizá-los.

PROGRAMAÇÃO DIA D

8h30: Abertura do evento

Eng. Civ. Adriano Lucena - Presidente do Crea-PE
Prof. Dr. Miguel Arcanjo dos Santos Júnior - Diretoria do Hospital da Restauração
Dr. Tadeu Henrique Calheiros - Representante das Entidades Médicas
Giselle Cristina Leite Raposo - Diretoria Regional ABDEH-PE

9h: Lançamento da Campanha – “Fiscalização Hospitalar”

Flávia Assunção - Gerente de Fiscalização Crea-PE

9h30: Palestra Técnica - “A Engenharia como promotora da Qualidade e Segurança dos Serviços de Saúde”

Eng. Eletric. Florêncio Absalão - Coordenador do Comitê de Modernização e Gestão do Crea-PE

10h: Debate

Coordenação: Eng. Ftal. Nielsen Christiani - Superintendente Técnico do Crea-PE

10h30: Encerramento

10h45: Vistoria educativa na Unidade Hospitalar

Tags

Autor