CHUVAS EM PERNAMBUCO AGOSTO

CHUVAS EM PERNAMBUCO: Apac prevê chuvas acima da média e ventos fortes no mês de agosto

O mês de agosto, conhecido pelos ventos fortes, também deve registrar chuvas acima da média em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 01/08/2022 às 12:23 | Atualizado em 02/08/2022 às 11:48
Notícia
X

Nesta segunda-feira (1º) inicia o mês de agosto. O período ainda faz parte do inverno e, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a expectativa é que sejam registradas chuvas acima da média.

LEIA TAMBÉM: Chuvas que causaram mortes no Nordeste foram 20% mais fortes por causa do aquecimento global, aponta estudo

Segundo a meteorologista da Apac Zilurdes Lopes, a alta precipitação deve acontecer nas regiões litorâneas - Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata -, além do Agreste Meridional.

"As chuvas do trimestre devem ser mais fortes em agosto, e em setembro e outubro continuam, mas diminuindo. O fenômeno acontece devido à influência das ondas de leste e perturbação nos campos do vento", afirma Zilurdes Lopes.

Saiba como tirar mofo de paredes, móveis, roupas e sapatos

Alerta de chuva da Apac para três regiões de Pernambuco

A Apac emitiu nesta segunda-feira (1º) um alerta de chuva para o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste.

O aviso meteorológico vale até a esta terça-feira (2).

"A previsão indica pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, a partir da noite desta segunda-feira (1º), devendo ter continuidade durante o dia de terça-feira (2), na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata (Norte e Sul) e Agreste", explica a Apac.

O alerta é de Estado de Atenção, o segundo dos três níveis de gravidade dos avisos meteorológicos da Apac, indicando condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo.

AGOSTO DOS VENTOS

O mês de agosto também é conhecido como "AGOSTO DOS VENTOS", devido ao registros de altas ventanias durante o período. Entenda o fenômeno:

Segundo a Apac, o Agosto dos Ventos acontece porque o Sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) no inverno tende a ficar mais intenso, devido à diminuição das temperaturas.

Com isso, a tendência é que a ASAS fique mais próxima da América do Sul, tornando os ventos mais fortes no continente, sobretudo no litoral do Nordeste brasileiro.

Segundo Zilurdes Lopes, os ventos de agosto a novembro podem chegar a 12 km/h. "Geralmente o litoral é mais afetado, já que à medida que os ventos se aproximam do Sertão, são contidos pelos relevos", explica a meteorologista.

Tags

Autor