CONFLITOS AGRÁRIOS

Paulo Câmara desapropria área de conflitos agrários onde menino de 9 anos foi assassinado na Mata Sul de Pernambuco

Engenho Roncadorzinho foi declarado como área de interesse social. Lá, morava o menino Jonatas Oliveira, de 9 anos, assassinado em 11 de fevereiro de 2022 dentro de casa

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 19/08/2022 às 12:28 | Atualizado em 19/08/2022 às 12:34
DIVULGAÇÃO/FETAPE
A decisão publicada no Diário Oficial, nesta sexta-feira (19), atendeu à reivindicação de 77 famílias camponesas que moram no local - FOTO: DIVULGAÇÃO/FETAPE
Leitura:

Como prometido após protesto de trabalhadores rurais, o governador Paulo Câmara (PSB) declarou o Engenho Roncadorzinho, na Mata Sul de Pernambuco, como uma área de interesse social. A desapropriação acontece na área onde o menino Jonatas Oliveira, de 9 anos, foi assassinado em fevereiro deste ano.

A decisão publicada no Diário Oficial, nesta sexta-feira (19), atendeu à reivindicação de 77 famílias camponesas que moram no local e denunciam constantes conflitos agrários. O Roncadorzinho fica na região da massa falida da antiga Usina Santo André, que fechou as portas há mais de 20 anos.

Elas vieram até o Recife na última quarta-feira (17) protestar pela desapropriação das terras rurais em disputa A manifestação contou com cerca de 600 agricultores e agricultoras de 13 comunidades do campo.

Eles saíram da Praça do Derby, na área central da cidade, em direção ao Palácio do Campo das Princesas. Lá, uma comissão formada por representantes das comunidades, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e do Movimento Sem Terra (MST) foi recebida pelo governador Paulo Câmara.

Estiveram presentes também o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides, o secretário Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilázio Wanderley, o chefe de gabinete, Marcelo Canuto, o procurador do Estado de Pernambuco, Paulo Rosenblatt e o subdefensor de Causas Coletivas, Rafael Alcoforado, além de representações das comunidades.

A principal reivindicação das comunidades é a desapropriação ou adjudicação de terras de usinas falidas e desativadas na região e das áreas que estão em conflito agrário no estado. Elas também cobraram uma maior fiscalização dos leilões judiciais de terras e que o governo evite despejos com o fim da lei que os proíbe durante a pandemia, prorrogada até 30 de outubro.

"Nosso objetivo é que tenham vida digna. Se os empresários sentam com o governador, por que não a classe trabalhadora não pode? Só querem ter suas terras garantidas para trabalhar e para viver", defendeu a presidente da Fetape, Cícera Nunes.

Assassinato de criança

Jonatas foi morto a tiros por homens encapuzados no Engenho Roncadorzinho, em Barreiros, Mata Sul de Pernambuco, em 11 de fevereiro de 2022. O pai da criança, Geovane da Silva Santos, presidente da associação dos agricultores familiares do local, também foi atingido pelos disparos, mas sobreviveu.

Comentários

Últimas notícias