PUBLIEDITORIAL

SESI-PE incentiva crianças e jovens a buscarem o seu melhor dentro e fora de sala de aula

As equipes Courtesy Team, do SESI Ibura, e a Unity, do SESI Escada, trouxeram para Pernambuco troféus nas modalidades FIRST Robotics Competition (FRC) e FIRST Lego League Challenge (FLL), respectivamente

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 31/08/2022 às 7:13
DIVULGAÇÃO/CNI
Além desses prêmios recentes, o SESI-PE vem tendo bom desempenho na robótica ao longo dos últimos anos - FOTO: DIVULGAÇÃO/CNI
Leitura:

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) fez história no Festival Internacional de Robótica de 2022. As equipes Courtesy Team, do SESI Ibura, e a Unity, do SESI Escada, trouxeram para Pernambuco troféus nas modalidades FIRST Robotics Competition (FRC) e FIRST Lego League Challenge (FLL), respectivamente. O torneio, realizado em agosto, reuniu cerca de 90 equipes de 37 países para disputar o Open (torneio aberto) na categoria FLL, e 28 times brasileiros para competir no Off-season (um torneio fora de temporada oficial) na FRC.

A Courtesy Team, da FRC, e outras duas equipes paulistas se uniram para disputar a final da principal premiação da modalidade, "Desafio da Aliança", da qual saíram campeãs. Já a Unity, junto com o time da Colômbia, foi vice-campeã na FLL e recebeu o troféu "Desafio da Aliança", levando a melhor contra as equipes de São Paulo e de Honduras. Além desses prêmios mais recentes, o SESI-PE vem tendo um desempenho relevante na robótica ao longo dos últimos anos. Ao todo, os estudantes já se classificaram para 6 em etapas regionais do torneio, 6 nacionais e duas classificações para o festival internacional.

LEO MOTTA/SESI
Na Rede SESI de Educação desde 2016, a Robótica é uma ferramenta educativa que traz inúmeros benefícios - LEO MOTTA/SESI

Oferecida na Rede SESI de Educação desde 2016, a disciplina de Robótica é uma ferramenta educativa que traz inúmeros benefícios para os estudantes, como a melhoria no desenvolvimento cognitivo e do raciocínio lógico e o estímulo à criatividade e autonomia. Além disso, geralmente, as atividades são realizadas em grupo, ou seja, o espírito de equipe entre os alunos é aguçado e, futuramente, vai impactar positivamente o profissional que esse jovem se tornará.

Embora tenha revolucionado o aprendizado do aluno, o SESI-PE, vai muito além da educação tecnológica. A Rede SESI de Educação incentiva a participação dos estudantes em competições que envolvem outras diversas disciplinas, como a Olimpíada Brasileira de Química, a Olimpíada Brasileira de Física, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e a Copa Canguru da Matemática. Ao todo, centenas de alunos já conquistaram centenas de medalhas de ouro, prata e bronze. Para se ter uma ideia, somente este ano, os alunos do SESI-PE conquistaram 317 medalhas na Copa Canguru da Matemática.

Todas essas experiências em competições apenas confirmam o que as crianças e jovens, do Ensino Fundamental ao Novo Ensino Médio (NEM), vivenciam dentro das salas de aula. Isso porque, fora as matérias tradicionais, os estudantes têm aulas de Xadrez e de Empreendedorismo, além de trabalhar por área de conhecimento no NEM, por meio dos Itinerários Formativos que os estudantes podem escolher. Tudo isso com a expertise do SESI-PE, pioneira em Pernambuco na implantação do Novo Ensino Médio nas unidades da Rede, sendo a instituição a formar a primeira turma de alunos por esse novo modelo de ensino.

LEO MOTTA/SESI
Oferecida na Rede SESI de Educação desde 2016, a disciplina de Robótica é uma ferramenta educativa que traz inúmeros benefícios para os estudantes - LEO MOTTA/SESI

Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo acredita que ajudar o aluno a desenvolver uma gama de habilidades diferenciadas, e não apenas as tradicionais, é um dos pilares da Rede SESI Pernambuco de Educação. "Essa forma de ensino só traz vantagens para o aprendizado das crianças e dos adolescentes, uma vez que a metodologia vai além do âmbito escolar, auxiliando no desenvolvimento pessoal e social dos alunos e preparando para o futuro", afirmou.

Para ser aluno SESI-PE, inscreva-se aqui e garanta a sua vaga na maior Rede Privada de Ensino de Pernambuco.

Comentários

Últimas notícias