DESPEDIDA

MORRE Eduardo Lemos, ex-superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

O corpo de Eduardo Amorim de Lemos será velado a partir das 9h deste sábado (4), na Casa de Velório Central do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 03/12/2022 às 8:38 | Atualizado em 03/12/2022 às 15:24
Eduardo Lemos e Carmem Lúcia
A cremação acontece às 14 horas, sendo restrita a amigos e familiares. Na foto, Eduardo Lemos ao lado da esposa, Carmem Lúcia - FOTO: Eduardo Lemos e Carmem Lúcia
Leitura:

O ex-superintendente e ex-membro do Conselho de Administração do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) Eduardo Amorim Lemos faleceu nesta sexta-feira (03/12), no Recife, aos 81 anos. Lemos, como era chamado pelos amigos, estava internado no Hospital Português, localizado na área central da cidade, e lutava há vários anos contra um câncer. No JC Lemos também atuou como membro do Comitê Editorial.

O corpo de Eduardo Amorim de Lemos foi velado, neste sábado (4), na Casa de Velório Central do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A cremação aconteceu às 14 horas, sendo restrita a amigos e familiares.  Lemos entrou para o Grupo JCPM no  início  da década de 1970,  como  assessor da presidência do Grupo  Bompreço. Atuou no assessoramento ao empresário Joao Carlos Paes Mendonça,  quando este presidiu a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), atuando  ainda na área de comunicação do Bompreço, quando a rede de supermercados pertencia ao Grupo JCPM

Eduardo Lemos também foi  membro substituto da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), fundador e primeiro presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Recife, presidente do Grêmio Literário Joaquim Nabuco – Colégio Instituto Brasil, colaborador da Fundação Fulbright Brasil, presidente do Country Club, membro do Rotary Club do Recife Caxangá. 

Diversas pessoas lamentaram a morte. “Lemos se tornou um grande amigo com quem convivi, inicialmente, profissionalmente no Bompreço e no Sistema Jornal do Commercio. Sempre ponderado, observador e equilibrado, nos acompanhou em momentos de grandes decisões. Deixará saudade em todos que conviveram com ele. Que Deus conforte a família”, afirmou João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

Em nota publicada nas redes sociais,  o governador Paulo Câmara (PSB) também lamentou a morte do ex-superintendente do SJCC:  "Quero externar meu pesar pelo falecimento de Eduardo Lemos. Durante muitas décadas, Lemos desempenhou uma importante ponte entre a imprensa e o setor empresarial, sobretudo no JC", registrou o governador. 

“Doutor Lemos, como era conhecido na redação do JC, é parte da nossa história. Um homem gentil, sempre disposto a ouvir, sempre uma voz de bom senso nos momentos mais tensos, comuns numa redação. Teve a confiança e o respeito de todos que passaram por lá e, como eu, conviveram diariamente com ele. Homem de fé, tenho certeza, Deus o acolherá em bom lugar! “, disse Laurindo Ferreira, diretor de Redação do JC.

JC IMAGEM
Eduardo Lemos na comemoração dos 100 anos do JC - JC IMAGEM

“Foi uma honra trabalhar por mais de uma década com Lemos. Ele, que contribuiu para o renascimento do Jornal do Commercio no final da década de 80, sempre foi um profissional correto, comprometido, e, principalmente, leal. Dia triste, ficará a saudade”, lamentou Vladmir Melo, diretor executivo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

“Eduardo Lemos foi o executivo que o empresário João Carlos Paes Mendonça escolheu para ficar à frente do empresa Jornal do Commercio tão logo adquiriu a massa falida. Era a presença de João Carlos no dia a dia da empresa e o ponto de apoio e que os diretores do jornal, das rádios e da televisão recorriam e se reportavam. Foi sempre um homem aberto ao diálogo, à conciliação e ao entendimento, num mundo que lhe era totalmente estranho”, relembrou o jornalista Ivanildo Sampaio, ex-diretor de redação do JC e conselheiro do SJCC.

Imagens do velório de Eduardo Lemos:

 

WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
Velório de Eduardo Lemos, ex-superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
Velório de Eduardo Lemos, ex-superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
Velório de Eduardo Lemos, ex-superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
Velório de Eduardo Lemos, ex-superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - WELIGTON LIMA/JC IMAGEM

“Nos quase 30 anos em que convivi com Eduardo Lemos no Jornal do Commercio jamais tive com ele qualquer desentendimento. Ele foi muitas vezes conselheiro e mediador, contribuindo muito para a consolidação do JC como um dos mais importantes jornais do País. Certamente Deus dará a ele um bom lugar”, finalizou.

Casado com Carmem Lúcia, Eduardo Lemos tinha dois filhos e três netos. Era Economista com especialização nos Estados Unidos, com MBA Executivo Amana-Key.

Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem - Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
Foto: Alexandre Belem/JC Imagem
Data: 22/01/06
Assunto: POLITICA - Governador de Sao Paulo, Geraldo Alckmin, em visita ao Instituto Ricardo Brennand, no Recife. O governador fez palestra para 100 empresarios e participou de um coquetel. Na foto, destaque para o empresario Ricardo Brennand (D) e Eduardo Lemos.
Foto: Alexandre Belem/JC Imagem Data: 22/01/06 Assunto: POLITICA - Governador de Sao Paulo, Geraldo Alckmin, em visita ao Instituto Ricardo Brennand, no Recife. O governador fez palestra para 100 empresarios e participou de um coquetel. Na foto, destaque para o empresario Ricardo Brennand (D) e Eduardo Lemos. - Foto: Alexandre Belem/JC Imagem Data: 22/01/06 Assunto: POLITICA - Governador de Sao Paulo, Geraldo Alckmin, em visita ao Instituto Ricardo Brennand, no Recife. O governador fez palestra para 100 empresarios e participou de um coquetel. Na foto, destaque para o empresario Ricardo Brennand (D) e Eduardo Lemos.
Dayvison Nunes/JC Imagem
Na foto, Eduardo Lemos ao lado da esposa, Carmem Lúcia - Dayvison Nunes/JC Imagem
Eduardo Lemos com amigos na mesa
Eduardo Lemos com amigos na mesa - Eduardo Lemos com amigos na mesa


MAIS REPERCUSSÃO

O ex-diretor executivo do JC, Sérgio Moury Fernandes, foi mais um dos ex-companheiros que se pronunciou sobre a perda de Eduardo Lemos, destacando a personalidade amigável do ex-superintendente do SJCC.

“Nós trabalhamos juntos no projeto de recuperação do Sistema Jornal do Commercio, que começou em 1987. Foi uma experiência super rica para mim porque, além do aprendizado profissional, tive a oportunidade de conhecer uma pessoa ótima. Lemos era alegre, espontâneo e participativo. Só tenho a agradecer por todo esse tempo que convivemos juntos e por tudo que aprendi ao seu lado. Lamento sua morte, mas tenho certeza de que está em um bom local. Lemos, obrigado por tudo que você fez!”, afirmou.

 

Os homenageados da noite: Reginaldo, Sergio Moury Fernandes, Ivanildo Sampaio e Eduardo Lemos
Os homenageados da noite: Reginaldo, Sergio Moury Fernandes, Ivanildo Sampaio e Eduardo Lemos - Os homenageados da noite: Reginaldo, Sergio Moury Fernandes, Ivanildo Sampaio e Eduardo Lemos
Inês Calado, o conselheiro do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação Eduardo Lemos, e Mirella Martins
Inês Calado, o conselheiro do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação Eduardo Lemos, e Mirella Martins - Inês Calado, o conselheiro do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação Eduardo Lemos, e Mirella Martins
Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem - Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem


Eduardo Lemos também ocupou função na Diretoria da Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) como integrante de seu Conselho Fiscal. Em nota, a associação lamentou seu falecimento.

"Seu dinamismo e competência contribuíram muito com a comunicação em nosso estado, por todo o período de serviços prestados ao Sistema Jornal do Commercio e também à nossa entidade. Que seu legado continue a inspirar o nosso futuro", destacou o presidente da entidade, Nill Júnior.

 

Comentários

Últimas notícias