Maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada celebrou, neste Sábado de Zé Pereira (18), em seu 44º desfile, o frevo, o centenário de Enéas Freire, idealizador da agremiação, e a retomada de um desfile que encerrou o hiato de dois anos de suspensão da folia por causa da covid-19.
Segundo a organização do Galo da Madrugada, o bloco superou as expectativas e ultrapassou a marca de mais de 2,5 milhões de foliões na volta do Carnaval.
Em percurso de 6,5 quilômetros pelas ruas do Centro do Recife e com nove horas ininterruptas de música ao vivo, o Galo da Madrugada deste ano ficará na história.
A volta do desfile, após quase três anos sem sair às ruas, faz lembrar o tempo em que a agremiação foi criada: em 23 de janeiro de 1978, com o intuito justamente de trazer de volta, às ruas da capital pernambucana, o Carnaval de rua, em declínio naquela época.
O Galo da Madrugada teve como tema Viva a Vida, Viva o Frevo, Viva Enéas e ainda fez homenagem ao saudoso artista plástico Ary Nóbrega e o cantor Claudionor Germano.
O desfile começou às 9h, com saída do Forte das Cinco Pontas e destino à Rua do Sol. Ao todo, foram seis carros alegóricos e 30 trios elétricos.
A alegria do circuito foi comandada, ao longo de nove horas e meia ininterruptas, por nomes já consagrados da música pernambucana, como Gustavo Travassos, Quinteto Violado, Almir Rouche, André Rio, Marron Brasileiro, Gerlane Lops, Bia Villa-Chan, Geraldinho Lins e Nena Queiroga, entre outros.
Os 30 trios do Galo da Madrugada tiveram à frente os artistas locais, com convidados de outras partes do País. Entre eles, a paraibana Juliette, que esteve no Galo da Madrugada pela primeira vez. Também estiveram presentes Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Pabllo Vittar, Maria Gadú e Luiza Possi.
CARNAVAL 2023: FOLIÕES EMOCIONADOS NO GALO DA MADRUGADA
Nas mediações da Avenida Dantas Barreto, um grupo de foliões de Natal (RN) revelou o grande entusiasmo em estar no desfile do Galo. "Tranquilidade na cabeça. Vamos relaxar, gente! Temos muita coisa para aproveitar", disse um dos rapazes.
O professor de inglês Thiago Bagüês, 34 anos, veio de São Paulo (SP) para curtir o Carnaval do Recife pela primeira vez.
Na Rua Imperial, acompanhado de amigos do Recife e de São Paulo, Thiago emocionou-se ao ver os trios passarem.
"É um Carnaval que nunca vi em qualquer outro lugar do planeta. O público aproveita demais, pula, brinca, diverte-se. Fiquei encantado. Eu achava que o Galo da Madrugada era só um trio e ponto. Do nada, aparecem vários carros alegóricos, bonecos gigantes, atrações maravilhosas", contou Thiago.
Ele também ficou impressionado com a alegria e a animação do folião pernambucano.
"É interessante ver que o Galo começa antes do Galo. Cheguei na quarta-feira (15) ao Recife e só escutava as pessoas falarem sobre o Galo. A cidade inteira vibra. Fui a um bar, vi as pessoas se emocionando quando souberam que o Galo estava de pé. Fui a um restaurante ontem (17), e todo mundo cantando o hino do Galo. Quando cheguei hoje cedo no bloco, entendi por que as pessoas ficam contagiadas", vibrou Thiago.
JOÃO CAMPOS, PREFEITO DO RECIFE, PRESTIGIA O GALO DA MADRUGADA
O prefeito do Recife, João Campos, comemorou o retorno do Galo da Madrugada, após dois anos sem Carnaval.
Em entrevista à TV Jornal, o prefeito citou a emoção do momento e pediu que as pessoas brincassem em paz e com respeito.
"É dia de festa, a gente ver o Galo é uma emoção grande, dois anos que a gente aguardava. A vontade estava acumulada, e agora a gente vai poder comemorar, celebrar. E no Galo, o maior bloco do mundo, desfilando, espalhando alegria pelo Recife", afirmou João Campos.
PRISCILA KRAUSE, GOVERNADORA EM EXERCÍCIO, PRESTIGIA O GALO DA MADRUGADA
Logo pela manhã, a governadora de Pernambuco em exercício, Priscila Krause, cumprimentou o efetivo que fez a segurança do desfile do Galo da Madrugada e, em seguida, fez o percurso em caminhada do Forte das Cinco Pontas até o camarote oficial do Galo, de onde acompanhou a passagem das alegorias e dos trios.
"Hoje é um dia muito especial. É o dia em que Pernambuco se projeta para o Brasil e para o mundo, com aquilo que temos de melhor: com a alegria do nosso povo e a nossa tradição. E o Galo da Madrugada é o retrato disso", destacou Priscila Krause.