QUARESMA

Missa de Cinzas no Recife prepara cristãos para a Quaresma e, com Campanha da Fraternidade, lança convite para combate à fome

Tema da Campanha da Fraternidade este ano é "Fraternidade e Fome"

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 22/02/2023 às 18:22 | Atualizado em 22/02/2023 às 18:23
BETO DLC/ JC IMAGEM
Missa de Cinzas - lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 - FOTO: BETO DLC/ JC IMAGEM

Com Agência Brasil

A missa de Cinzas, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, nesta Quarta-feira de Cinzas (22), na avenida Martins de Barros abriu o período de preparação dos cristãos para a Quaresma. O período de 40 dias que antecedem a Páscoa simboliza o tempo em que Jesus Cristo esteve no deserto, sendo alvo de provações para cumprir sua missão. 

Os católicos também têm este ano uma missão. A Campanha da Fraternidade 2023 lança o convite para todos se incomodarem com o problema da fome, que atinge milhares de brasileiros. Com o tema "Fraternidade e Fome", a CF 2023 busca consolidar ações concretas que tragam resoluções para a miséria que ainda aflinge os brasileiros. 

"A igreja vem incluindo na Quaresma a Campanha da Fraternidade, para possibilitar não ficarmos só na reflexão e termos ações concretas para com as pessoas carentes. Pela terceria vez debatemos a fome, algo muito urgente, que infelizmente precisamos voltar a esse tema. Bom seria não ser mais necessário, mas infelizmente isso é urgente", diz Dom Fernando Saburido. 

Para o arcebispo, é inadimissível que "filhos de Deus estejam em situação de miséria, morando na sruas e passando tantas dificuldades". 

O lançamento da Campanha da Fraternidade no Recife foi ao lado da Casa do Pão, espaço aberto pela própria Arquidicese para atender quem tem fome e não tem moradia. 

A Campanha da Fraternidade deste ano quer chamar a atenção para a situação de mais de 33 milhões de pessoas que estão em situação de fome no país, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. 

Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema é inspirado no lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.

Lançada em 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade, associados à reflexão e ação sobre um tema específico.

No lançamento da campanha, o papa Francisco enviou um vídeo com uma mensagem ao Brasil, expressando o desejo de que a reflexão sobre o tema da fome entre os católicos brasileiros no tempo da Quaresma seja "uma atitude constante de todos que nos comprometem com Cristo, presente em todo aquele que passa fome".

“É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima, leve não somente a ações concretas – sem dúvida, necessárias – que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”, disse Francisco.

No dia 2 de abril, quando será celebrado o Domingo de Ramos, a igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade.


Comentários

Últimas notícias