PROTESTO RECIFE: Movimento social protesta por moradia no Centro do Recife
Grupo passou pela Avenida Conde da Boa Vista, no Bairro da Boa Vista, um dos principais corredores de transporte da capital pernambucana
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), filiado à União Nacional Por Moradia Popular (UNMP), protestou no Centro do Recife, na manhã desta quarta-feira (29) pela efetivação do direito à moradia.
O ato é formado por famílias que hoje ocupam o antigo prédio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista - que recebeu um pedido de reintegração de posse em 7 de março.
Uma das moradoras, Iracema, falou ao JC que o grupo está "lutando pelo seu direito, senão vai todo mundo para a rua". "Estamos aqui lutando pela nossa moradia digna. Temos crianças e idosos com saneamento básico, e querem que a gente saia sem direito a nada, sem nem um auxilio moradia", falou.
Durante quase 3h, fechou as duas vidas da Avenida Conde da Boa Vista, no Bairro da Boa Vista, um dos principais corredores de transporte da capital pernambucana, o que provocou desvios pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
Após isso, seguiu para a sede da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), onde aguardam para conversar com o diretor de programas habitacionais da pasta estadual, Luiz Byron.
GRUPO PEDE SOLUÇÕES A RAQUEL LYRA E JOÃO CAMPOS
O coordenador estadual do MTST, Marcos Cosmo, afirmou que busca soluções do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife para abrigar as famílias.
"Viemos conversando com o governo e a prefeitura, mas ambos só começam a tentar achar uma solução quando fazemos protestos, e a qualquer momento o batalhão de choque pode chegar de surpresa para cumprir a reintegração", disse.
"Se não vierem com uma resposta, vamos continuar o protesto; dependendo dela, hoje mesmo", alegou Cosmo.
Sobretudo, quer que saia do papel a transformação de 44 edifícios em desuso em imóveis especiais de interesse social (IEIS) - como previsto no Plano Diretor do Recife de 2020, lei que rege o desenvolvimento urbano da cidade.