RELIGIÃO

Campanha da Fraternidade 2023 já fez mais de 20 mil atendimentos na Casa do Pão

Além do espaço, 150 paróquias com pastorais sociais realizam ações para pessoas em vulnerabilidade no Grande Recife

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 02/05/2023 às 15:48 | Atualizado em 02/05/2023 às 15:52
DIVULGAÇÃO
Casa do Pão foi inaugurada em 2021 pela Arquidiocese de Olinda e Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO

A Campanha da Fraternidade de 2023, da Arquidiocese de Olinda e Recife, segue a todo vapor. Só na Casa do Pão, no Centro do Recife, foram feitos mais de 20 mil atendimentos, segundo balanço informado nesta terça-feira (2) durante reunião do arcebispo Dom Fernando Saburido com o clero local.

O local, inaugurado em 2021 pela Arquidiocese, funciona na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, com a oferta de atendimentos médico, psicológico e jurídico, além de disponibilizar lavanderia e vestiários para que as pessoas em situação de rua tenham acesso a cuidados básicos de higiene pessoal.

A intensão do arcebispo era que o espaço, cedido pela Santa Casa de Misericórdia, se tornasse a marca do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), realizado em 2022, assim como foi a construção da Igreja do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, em 1939. 

"A eucaristia é o pão que alimenta nossa vida espiritual, mas Dom Fernando dizia: ‘e o pão que alimenta o corpo?’ Então seria o pão da eucaristia na missa, mas o pão da padaria, para alimentar os mais pobres”, explicou o gestor da Casa do Pão, o diácono Aerton Carvalho.

Segundo ele, são recebidas entre 300 e 400 pessoas por dia no espaço, e cerca de 2 mil por semana.

Durante a campanha, o trabalho, prestado por pessoas contratadas pela igreja, colaboradores da Prefeitura do Recife e por voluntários, foi intensificado. Hoje, são 150 paróquias com pastorais sociais seguindo o tema deste ano, “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Neste primeiro trimestre, os movimentos e pastorais da Arquidiocese, em nível paroquial e vicarial, intensificaram seus trabalhos de assistência às famílias mais vulneráveis. “Os bons resultados não são motivos para encerrar o trabalho, mas incentivo para sua continuidade”, disse o arcebispo.

"A Casa do Pão, por exemplo, que nasceu como marco do Congresso Eucarístico, foi motivo de muitas conversas na Assembleia, em Aparecida, servindo de inspiração para outras dioceses e arquidioceses, que querem atender o apelo da Igreja de servir os mais pobres”, completou dom Fernando.

Desde 1962, quando nasceu a Campanha da Fraternidade no Brasil, esta é a terceira vez que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) explora a temática da fome. A Campanha é apresentada todos os anos na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

REUNIÃO DISCUTIU AÇÕES DA ARQUIDIOCESE

Na manhã desta terça, o auditório do Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Vital, na Várzea, foi mais uma vez sede da reunião do clero da Arquidiocese de Olinda e Recife, uma semana após o encerramento da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

“Foi oportunidade para repassar para o clero local os detalhes e as expectativas da nova gestão da CNBB, cuja comissão presidente foi eleita durante a Assembleia”, explicou o arcebispo.

Além das impressões da Assembleia Geral, a reunião abordou a produção dos Anais do 18º Eucarístico Nacional, que foi realizado em novembro último na Arquidiocese. Os cerca de 200 padres presentes receberam um exemplar da publicação que foi distribuída primeiro aos bispos do Brasil, na Assembleia, em Aparecida.

O monsenhor Albérico Bezerra, que foi secretário geral do Congresso, explicou como os anais foram feitos. “Procuramos registrar nesta publicação os detalhes da bela história do Congresso, desde as fotografias das missas, exposições e feira católica, até os textos das homilias, discursos e conferências”, afirmou o padre Albérico.

A tradução brasileira da Terceira Edição do Missal Romano, revelada na Assembleia, foi avaliada positivamente pelo arcebispo. Depois de 9 anos de estudos e avaliações, a Santa Sé aprovou pequenas modificações nos textos rezados nas missas, para que a tradução fosse o mais fiel possível à linguagem original.

Dom Fernando explica, no entanto, que o novo missal será publicado e divulgado para utilização na liturgia das missas somente no final do ano, a partir do primeiro domingo do Advento, que é o período que antecede o Natal.

A reunião do clero terminou lembrando a divulgação de Pentecostes, grande festa da Igreja após o período pascal. Este ano, a Arquidiocese celebra Pentecostes no dia 28 de maio, domingo, com os fiéis no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). A partir das 14 horas, os padres Damião Silva e João Carlos animam o público com músicas católicas.

A missa será presidida por dom Fernando Saburido, às 15h, e concelebrada pelo clero arquidiocesano. Após a missa, haverá sorteio de mais de 100 mil reais em prêmio. O último e mais cobiçado prêmio é um carro zero. Os bilhetes estão à venda em todas as paróquias por dez reais.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um click

Últimas notícias