Em colaboração com Waldson Balbino, da TV Jornal
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Prefeitura do Recife, lançou, nesta terça-feira (9), duas iniciativas que tem como intuito reavivar o centro da capital pernambucana - que sofre há décadas com o esvaziamento habitacional e, mais recentemente, com as consequências da covid-19.
Uma delas é a Rota do Comércio (https://www.rotadocomercio.com.br/), um mapa virtual que vai trazer informações e telefones para contato de lojas da região, além de dicas sobre onde estacionar e paradas de ônibus que estão próximas a elas.
O projeto é uma realização da CDL Recife com apoio do Programa Recentro, da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e desenvolvido pela RAJ Tecnologia.
Inicialmente, ele envolve somente 300 lojas situadas em oito ruas da região, que perfazem cerca de 4km. São elas: Rua da Imperatriz, Rua Nova, Rua da Palma, Rua da Concórdia, Rua Duque de Caxias, Pátio do Livramento, Rua da Penha e Rua das Calçadas.
A promessa da gestão municipal é que, posteriormente, sejam incluídas outras ruas do Centro e na sequência polos comerciais de outros bairros da cidade, com informações baseadas no Censo Lojista, feito anualmente pela CDL.
"É um site onde já vão ter alguns descontos e cadastramento das lojas do nosso Centro do Recife. Futuramente, ele via se tornar um aplicativo, que também vai estar dentro do nosso Conecta Recife", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio.
"Além de trazer todas promoções e produtos do Centro, vai ser expandido para toda a cidade do Recife e também vai ter uma parte de cursos qualificantes", completou a gestora da pasta.
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AÇÃO DE DIA DAS MÃES
Outra ação é a "Vem Pro Centro Dia das Mães", que teve início nesta terça e vai até o próximo sábado, dia 13 deste mês. Nesse período, os consumidores que comprarem em uma das 1,5 mil lojas dos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista concorrerão a um caminhão de prêmios e cinco vale-compras no valor de R$1 mil cada um. Gerentes e vendedores também concorrem.
A cada R$50,00 em compras, em qualquer meio de pagamento (dinheiro, cartão, PIX), o cliente terá direito a três cupons. As lojas estarão sinalizadas com cartazes e terão material explicativo. Promotores devidamente identificados também vão circular pelas ruas para ajudar o cliente a realizar o cadastro no site.
“O Vem Pro Centro Dia das Mães é um piloto para uma série de iniciativas que estamos planejando para o Centro em 2023 e está sendo realizado com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e do Programa Recentro”, adiantou o presidente da CDL Recife e também do Sindilojas, Fred Leal.
Segundo ele, a expectativa é incrementar as vendas em 10%, em relação ao mesmo período do ano passado. Fred informou que participam da iniciativa estabelecimentos comerciais e MEIs de diversos segmentos, incluindo o comércio de rua, mercados públicos e o Shopping Boa Vista, que está inserido na área da campanha.
Para participar da ação, o cliente precisa cadastrar o comprovante da compra no site: www.vemprocentrorec.com.br. No documento precisa constar o CNPJ, data de compra e endereço do estabelecimento. Pode ser uma nota fiscal ou canhoto do cartão de crédito. O sorteio será realizado no dia 17 de maio, às 10h, na sede da CDL Recife no bairro da Boa Vista.
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INSEGURANÇA NO CENTRO
Os frequentes relatos de assaltos no Centro - inclusive com turistas sendo assaltados e agredidos violentamente pelas suas ruas, como reportado diversas vezes pelo JC - também tem afastado os compradores.
Por isso, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) prometeu que haverá um reforço na segurança para quem for à região comprar o presente da mãe.
"A PM é parceira nessa ação e com o seu aporte, logicamente, vai visar a segurança de daqueles que vem ao comercio para realizar suas compras e atividades", disse o comandante do 16º Batalhão da PMPE, Coronel Hugo.