TRANSTORNO

Fortes chuvas inundaram cidades da Zona da Mata Sul de Pernambuco, provocando deslizamento de barreiras e deixando famílias desalojadas

Famílias que moravam em áreas de risco foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos, em Catende

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 07/07/2023 às 23:08
Reprodução das redes sociais
Chuva castiga o município de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco - FOTO: Reprodução das redes sociais

As fortes chuvas que caíram nesta sexta-feira (7) não castigaram apenas a Região Metropolitana do Recife. Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a população sofreu com os enormes alagamentos - em alguns municípios a água invadiu as casas - e deslizamento de barreiras.

Em Belém de Maria, as ruas se transformaram em um verdadeiro rio, diante do grande volume de água e da força com que ela percorria por toda cidade, arrastando tudo o que tinha pela frente.

Já a cidade de Água Preta ficou debaixo d'água, com vários pontos de alagamentos, principalmente no distrito da Usina Santa Tereza. A Defesa Civil informou que, aproximadamente, 80 famílias moram no local e algumas delas precisaram sair às pressas para casas de parentes para aguardar a água baixar - chegou a ficar numa altura de 1 metro - e retirar a lama.

No município de Catende houve deslizamentos de barreiras. Em um dos incidentes, na PE-120, a terra desceu o morro com toda força, arrancando árvores, e destruindo toda estrutura de uma parada de ônibus. Por sorte, no momento, não havia ninguém esperando no ponto.

De acordo com Prefeitura de Catende, aproximadamente 10 famílias foram retiradas a tempo dos deslizamentos. Também foi feito um trabalho de retirada preventiva das famílias de áreas ribeirinhas, pois os Rios Panelas e Pirangi ficaram com os níveis altos durante toda a sexta-feira (7), sem expectativa para baixar, já que a previsão da Apac é de aumento de chuva no sábado (8). Alguns abrigos foram abertos para receber essas famílias. 

Em Quipapá, a Defesa Civil do município informou que diante do grande volume de chuva que caiu na cidade, ocorreu a queda de uma árvore na BR-104, com equipes de socorro sendo acionadas para a desobstrução da via.

Previsão de continuidade das chuvas

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que a previsão é de continuidade de chuvas moderada a forte nesse sábado (8) e, com isso, a população de três regiões deve se manter alerta. "As áreas mais críticas são na Região Metropolitana e em toda Zona da Mata (Sul e Norte). Vemos no radar alguns pontos em todo litoral do estado que ainda tem chuva para adentrar no continente. Então, existe possibilidade de chuva forte no sábado", informou Aparecida Fernandes, meteorologista da APAC.

"As pessoas que estão em áreas de risco precisam tomar cuidado durante a noite de hoje para amanhã. Teremos pancadas de chuva isolada, mas não sabemos onde vai cair mais forte", alertou a meteorologista.

O Sol só deve voltar a abrir na segunda-feira (10). "Só teremos uma trégua em relação às chuvas a partir de segunda. Amanhã (8) a chuva será moderada e pontualmente forte. Já no domingo a chuva diminui, mas ainda a previsão vai variar de chuva fraca a moderada", contou Aparecida Fernandes. 

A Defesa Civil de Pernambuco orienta as pessoas que moram em áreas de risco que procurem um abrigo ou casas de parentes.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias