SOLIDARIEDADE

Voluntários ajudam no resgate das vítimas de prédio que desabou no Janga, retirando entulhos e oferecendo alimentos

Em um gesto de solidariedade, a população de Paulista se mobilizou para ajudar os profissionais que estão trabalhando na busca por sobreviventes

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 07/07/2023 às 20:46 | Atualizado em 07/07/2023 às 20:49
GUGA MATOS / JC IMAGEM
Voluntários retiraram escombros do prédio que desabou no Janga para ajudar os bombeiros no resgate das vítimas - FOTO: GUGA MATOS / JC IMAGEM

Uma atitude de solidariedade e empatia. Moradores do bairro do Janga, no município do Paulista, onde ocorreu o desabamento parcial de um prédio na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, se mobilizaram para ajudar no resgate das vítimas. Alguns auxiliando o Corpo de Bombeiros na retirada de entulhos e outros oferecendo alimentos e bebidas para os profissionais que estão trabalhando arduamente na busca pelos desaparecidos debaixo dos escombros.

Com mais de 12 horas de resgate, o cansaço e a fome daqueles que estão atuando nas buscas começam a interferir. Por isso, a população se organizou para oferecer jantar para os profissionais. "Uma amiga minha está desaparecida. Estou aqui com outras pessoas desde a manhã buscando dar apoio. Trouxemos comida e água para oferecer porque queremos ajudar", disse Eduardo, em entrevista a TV Jornal.

"Temos aqui pão, cuscuz, água, café... Tudo para dar suporte para quem está trabalhando. A população ao redor foi crescendo e nos movimentamos para dar esse apoio, pois sabemos que é importante", complementou o morador do bairro.

Representantes do Movimento Lula pela Moradia também estiveram presentes no local para oferecer suporte tanto aos trabalhadores, quanto aos familiares das vítimas. "Lutamos por pessoas em situação vulnerável. Estamos aqui, junto com as igrejas, dando essa força ao pessoal. O que a gente pode fazer nesse momento é dar assistência às famílias das vítimas", disse Raiane.

Retirada de entulhos

Enquanto uns oferecem alimentos e bebidas, outros se colocaram à disposição do Corpo de Bombeiros para ajudar na retirada de entulhos, acelerando assim as buscas por mais vítimas.

Os bombeiros organizaram filas com os voluntários, para que destroços fossem retiradas dentro de baldes, passando de um a um. "Estamos fazendo um trabalho braçal, com efetivo dos bombeiros, da Defesa Civil de Olinda e de Paulista. E também temos os voluntários, que chegaram aqui e estão nos ajudando muito na remoção dos entulhos. A população pernambucana está de parabéns", disse o coronel Robson Roberto, do Corpo de Bombeiros, que comanda a operação no local.

"Estamos recebendo o apoio de todos para trazer alimentação e água. Isso, para gente, é muito bom", agradeceu coronel Robson.

CHUVA DIFICULTA O RESGATE

Como as chuvas que caem na Região Metropolitana do Recife não estão dando uma trégua, os bombeiros estão encontrando um pouco mais de dificuldade para realizar o resgate com mais celeridade, já que os riscos aumentam.

"Infelizmente a chuva é um fator de complicação. Realmente ficamos vulneráveis, mas nossa equipe é bem preparada. A operação inverno está devidamente planejada pelo Corpo de Bombeiros e estamos aqui hoje com mais ou menos 100 homens trabalhando, 20 viaturas e nossa missão será cumprida", enfatizou o comandante da operação de resgate.

VÍTIMAS DO DESABAMENTO

20 total de vítimas

Desaparecidos: 8

- Sexo Masculino: 2
- Sexo Feminino: 1
- Criança/adolescentes: 5

Resgatados com Vida: 4

- Sexo feminino – 65 anos - Socorrida pelo CBMPE para o Hospital Miguel Arraes;
- Sexo feminino – 15 anos - Socorrida pelo Samu para o HR;
- Sexo Masculino – 18 anos – Socorrido para o HMA, mas veio a óbito;
- Sexo Feminino – 15 anos – Socorrida para o HMA;

Óbitos: 5

- Sexo masculino – 45 anos
- Sexo Masculino – 12 anos
- Sexo Feminino – 43 anos
- Sexo Masculino – 18 anos
- Sexo Masculino – 21 anos

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias