CARNAVAL DO RECIFE

Carnaval 2024: Galo da Madrugada homenageia Reginaldo Rossi, o Rei do Brega

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (22)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 22/08/2023 às 10:11 | Atualizado em 22/08/2023 às 16:06
Notícia
X

Com o tema "Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo", o 45° desfile do Galo da Madrugada vai homenagear o Rei do Brega no Carnaval do Recife em 2024. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (22), que trouxe detalhes sobre a próxima vez que o maior bloco do mundo sairá às ruas - como de praxe, no Sábado de Zé Pereira, 10 de fevereiro.

Cada um dos 30 trios elétricos da agremiação levará o nome de uma música do cantor recifense, que completaria 80 anos em 2023 se estivesse vivo. "É, de fato, um verdadeiro rei que merece todas as homenagens, também, do frevo, majestade do carnaval pernambucano", explica Rômulo Meneses, presidente do Galo.

JC IMAGEM
Desfile do Galo da Madrugada em 2023 - JC IMAGEM
JC IMAGEM
Desfile do Galo da Madrugada em 2023 - JC IMAGEM
JC IMAGEM
Desfile do Galo da Madrugada em 2023 - JC IMAGEM

A agremiação ainda vem articulando com a Prefeitura para que o galo gigante, confeccionado pelo poder público, tenha o Rei do Brega também como tema. Contudo, ainda não há uma confirmação de que a alegoria da Ponte Duarte Coelho o representará.

Roberto Rossi, filho de Reginaldo, garante que, se o pai estivesse vivo, o rei seria só gratidão pelo reconhecimento e homenagem. "Meu pai era fá da nossa cultura, da diversidade cultural de Pernambuco. E ele bebeu muito dela, fã de Gonzaga, dos bregas contemporâneos a ele e dos que surgiram muito por sua influência", disse.

Em 2023, o bloco concentrou 2,5 milhões de foliões segundo a diretoria, e pretende, no próximo ano, torná-lo ainda mais forte, por meio da promoção de um intercâmbio cultural entre artistas do brega e do frevo. "Será um belo espetáculo à altura da grandeza do Rei Reginaldo Rossi. E quem ganha com tudo isso é o folião e a cultura pernambucana”, garante Rômulo.

Fundado em 1978 com o intuito de trazer de volta às ruas do Recife as tradições do carnaval de rua, o Galo da Madrugada já homenageou, ao longo dos seus 45 anos de existência e 44 desfiles, personalidades pernambucanas como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Carlos Fernando, Chico Science, Alceu Valença, Jota Michiles, J. Borges, Enéas Freire, Ary Nóbrega, Claudionor Germano, entre outros.

Vida e obra de Reginaldo Rossi

Reginaldo Rossi nasceu no Recife, em 14 de fevereiro de 1943. Antes de iniciar a carreira artística, foi professor de matemática e estudante de engenharia. Foi por volta de 1964 que se encantou pelo mundo da música. Começou cantando rock, com inflûencia de Elvis Presley e Beatles. Comandou o grupo de rock The Silver e Jets, integrando-se, depois, à Jovem Guarda.

A primeira gravação de Rossi foi O Pão, nome do seu primeiro disco, lançado em 1965. O sucesso veio com Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme, regravada por vários artistas.

Mas, nos anos 70, Reginaldo saiu da cena roqueira jovem e dedicou-se ao repertório popular e reconhecidamente brega, fazendo imenso sucesso no Nordeste. E foi através desse estilo, o brega romântico, que ele ficou e manteve-se nacionalmente conhecido. Algumas de suas canções mais famosas são A Raposa e As Uvas, Garçom e Leviana.

O artista faleceu em dezembro de 2013, vítima de um câncer de pulmão.

Tags

Autor