INAUGURAÇÃO

Prefeitura do Recife entrega espaço público revitalizado e inaugura Academia Recife em Dois Unidos

A revitalização do espaço contou com investimento de R$ 116 mil

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 28/10/2023 às 13:41 | Atualizado em 28/10/2023 às 13:45
Notícia
X

Um espaço dedicado à prática esportiva, localizado na esquina da Av. Hildebrando de Vasconcelos com a Rua S D 5181, no bairro de Dois Unidos, foi entregue à população na manhã desta sábado (28). 

A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Esportes, Inovação Urbana e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB), realizou uma série de intervenções urbanas que tornaram a quadra e o campinho, locais mais seguros, bonitos e acolhedores para os moradores.

Além disso, uma unidade da Academia Recife também foi entregue no espaço, chegando a 27 o número de equipamentos desse porte em toda a cidade. O investimento total foi R$ 116 mil e fez parte do programa Ta Aprumado.

A requalificação incluiu a recuperação da mureta, arquibancada, alambrado e a instalação de novos refletores, proporcionando maior segurança e visibilidade durante as atividades noturnas. Um ponto crítico de lixo, que prejudicava o ambiente e a qualidade de vida dos moradores, também foi eliminado.

Por meio de atividades educativas e informativas, os moradores foram sensibilizados sobre a importância da preservação do meio ambiente e da adoção de práticas sustentáveis. Agora, a área está limpa e livre de resíduos, promovendo um ambiente mais saudável para todos.

 Os novos espaços de convivência, criados pelo programa Tá Aprumado, receberam a inclusão de bancos e jardineiras com plantas ornamentais, além da arte urbana. Dois painéis coloridos e vibrantes, desenvolvidos pelos artistas Luciano Ferreira e Almir Pedro, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, embelezam a área ao redor da quadra, do campinho e da Academia Recife, com temas que envolvem esporte e natureza.

A academia também homenageia Kauê José Santana, filho de Quariterê Vital de Andrade e Renata Kelly Santana, moradores da comunidade. Kauê foi diagnosticado ainda nos primeiros meses de vida com Amiotrofia Muscular Espinhal (AME), uma rara doença degenerativa que atinge os movimentos musculares, e faleceu com quatro anos.

O diagnóstico mobilizou toda a comunidade para arrecadar verba para o tratamento da doença e, segundo Renata Kelly, a Academia Recife representa uma melhora na saúde dos moradores de Dois Unidos. "Receber essa homenagem, para mim, é uma ressignificação de toda a dor e saudade. Ele precisava de saúde, a maior riqueza que podemos ter, e hoje ver a Academia Recife dando saúde ao próximo, representa o legado dele, é o que ele deixou de mensagem para a comunidade", disse ela.

O local também ganhou um painel de arte urbana por meio do Programa Colorindo o Recife, desenvolvido pelo artista Mega Art. O artista fez uma homenagem ao futebol e à memória esportiva do primeiro clube de futebol de Dois Unidos, que já não existe mais. Para compor a arte, ele incorporou elementos do futebol, como chuteira, bola e medalha, com o objetivo de interagir com as pessoas que frequentam a quadra e fortalecer o sentimento de pertencimento dos moradores.

Além disso, o artista faz referência ao ano de 1988, quando Dois Unidos foi oficialmente reconhecido como bairro, transmitindo uma mensagem de positividade e esperança para a juventude local.

Com a nova unidade, o número de Academias Recife não para de aumentar. Agora, com o equipamento no bairro de Dois Unidos, o total chega a 27. O projeto da Prefeitura do Recife é operacionalizado pela Secretaria de Esportes e funciona de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h; aos sábados, das 6h às 10h.

"Quando fomos tomar a decisão de onde fazer uma nova Academia Recife, perguntamos à equipe técnica qual era o local da cidade com o menor número de equipamentos esportivos e com a maior distância para algum lugar que os tivesse. Por isso escolhemos Dois Unidos, uma área que tinha o tempo médio de deslocamento de mais de 18 minutos para algum equipamento. E conseguimos ver a importância disso agora que entregamos essa unidade, hoje ela é a academia mais utilizada do Recife", disse o prefeito do Recife, João Campos.

Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
O programa Tá Aprumado revitalizou a mureta, arquibancada e alambrado, além de trazer nova iluminação, espaços de convivência e arte urbana - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Como fazer o agendamento das atividades?

Todos os usuários das Academias Recife, atuais e aspirantes, agora fazem o agendamento de atividades direto no portal de serviços Conecta Recife ou através do link link: https://bit.ly/agendaacademiarecife.

Para agendar as atividades é preciso preencher as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, telefone de contato e telefone de emergência (com grau de parentesco do contato). Após isso, escolhe-se a unidade de preferência e o horário para a atividade.

Além dos exercícios físicos, todas as unidades também possuem acompanhamento nutricional gratuito para os alunos. Já nas aulas para o público 60+, o programa oferece sessões de fortalecimento muscular e equilíbrio com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos.

A infraestrutura de cada uma das 27 unidades espalhados pela cidade possui cerca de 250m² de área, projetadas em aço inoxidável. As turmas são de 32 alunos, com aulas de 40 minutos.

São 10 acompanhamentos nutricionais gratuitos por turno, realizados por um profissional com o auxílio de um estagiário da área. Durante o ano de 2022, quase 50 mil pessoas utilizaram os serviços de exercícios físicos gratuitos das Academias.

 Confira onde estão localizadas as 27 unidades: Água Fria, Avenida Boa Viagem, Barro, Bidu Krause, Bola na Rede (Guabiraba), Casa Amarela, Coque, Dois Unidos, Engenho do Meio, Guabiraba, Ibura, IPSEP, Iputinga, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá, Mustardinha, Parque da Jaqueira, Parque do Caiara, Parque Macaxeira, Parque Santana, Parque Santos Dumont, Praça do Hipódromo, San Martin, Santo Amaro, Torre, UR-7/Várzea e Várzea.

 

Tags

Autor