Risco de tragédias em Olinda e Jaboatão dos Guararapes é discutido com governo federal
Encontro nacional de redução de riscos discute plano de prevenção para 20 municípios brasileiros
As prefeituras de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes, ambas no Grande Recife, reúnem-se com o governo federal a partir desta terça-feira (12) para dar início à elaboração de seus planos municipais de redução de riscos. Além desses, serão contemplados outros 18 municípios brasileiros considerados de alta criticidade à desastres.
Os projetos serão tocados em parceria entre o Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco (SNP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e universidades públicas. Segundo o governo, a intenção é aperfeiçoar o instrumento de planejamento urbano, revisar a metodologia e fortalecer a formação de profissionais da área frente à crise climática.
"A nossa metodologia também pressupõe a participação ativa das comunidades na elaboração e no processo de monitoramento, para se apropriarem dos conhecimentos gerados pelo plano, o que achamos muito importante", explicou o Chefe de Gabinete da Secretária Nacional de Periferias, Vitor Araripe.
MUNICÍPIOS ATENDIDOS
- Manaus (AM)
- Belém (PA)
- Natal (RN)
- Olinda (PE)
- Jaboatão dos Guararapes (PE)
- Ilhéus (BA)
- Candeias (BA)
- Serra (ES)
- Contagem (MG)
- João Monlevade (MG)
- Niterói (RJ)
- Angra dos Reis (RJ)
- Mauá (SP)
- Itaquaquecetuba (SP)
- Porto Alegre (RS)
- Santa Maria (RS)
- Colombo (PR)
- Paranaguá (PR)
- Florianópolis (SC)
- São José (SC)
Segundo ele, Recife não foi contemplado pelo próprio plano estar mais atualizado e por possuir maior capacidade técnica para tocá-lo que as demais cidades do Estado.
ENCONTRO NACIONAL DE REDUÇÃO DE RISCOS
O encontro, organizado pela Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, vai até 14 de dezembro com a intenção de debater a retomada da política pública em comunidades periféricas.
Entre os 120 participantes, estão representantes de 20 municípios, pesquisadores de 18 universidades, a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o Banco Mundial e a Casa Civil da Presidência da República. O ministro Jader Barbalho Filho (MDB) marcou presença na abertura do evento.
De Pernambuco, estão João Henrique de Andrade Silva e Valdy José de Oliveira Júnior, da Prefeitura de Olinda; Ana Claudia de Farias Alexandre e Elton Ferreira de Moura | Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes; e Danielle Gomes da Silva Listo e Fabrizio de Luiz Rosito Listo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
OLINDA E JABOATÃO EM RISCO
Jaboatão dos Guararapes e Olinda estão entre as cidades mais afetadas pela tragédia das chuvas em Pernambuco em 2022, com 64 e 6 mortes, respectivamente, provocadas por deslizamentos de barreira e alagamentos. Em todo o Estado, estima-se que mais de 130 mil pessoas foram afetadas.
Algumas das causas apontadas por especialistas, à época, foram o mal planejamento urbano das grandes cidades, o alto déficit habitacional de Pernambuco, que leva 207 mil pessoas (13,4% da população) a viverem em áreas de risco no Recife e 188 mil (29,2%) em Jaboatão.