INFRAESTRUTURA

PROJETO ORLA: quiosques da orla de Brasília Teimosa começam a ser requalificados. Veja imagens

Obras fazem parte da terceira etapa do Projeto Orla Parque. Além da reforma dos dez quiosques, as obras preveem a requalificação da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 16/12/2023 às 11:03 | Atualizado em 16/12/2023 às 11:13
Notícia
X

A Prefeitura do Recife deu início, na sexta-feira (15/12), à terceira etapa do Projeto Orla Parque, lançado em setembro e que pretende requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa. A nova etapa prevê a requalificação dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa, no bairro de Brasília Teimosa, e a reforma da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas.

O projeto Orla Parque vai modernizar os 11 quilômetros da orla recifense. Nesta fase, a gestão municipal está investindo R$ 2,4 milhões. As obras serão divididas em duas etapas e devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2024. Os novos equipamentos terão a mesma especificação dos quiosques de Boa Viagem e Pina, entregues em março deste ano.

QUIOSQUES DE BRASÍLIA TEIMOSA TERÃO COZINHA INTERNA

DIVULGAÇÃO
Orla de Brasília Teimosa na perspectiva do projeto - DIVULGAÇÃO

Cada um terá tamanho padrão de 39,8m² de área coberta, sendo 16m² de área interna – maiores que as estruturas anteriores porque, em Brasília Teimosa, funcionarão com uma cozinha na parte interna.

"Os novos quiosques de Brasília Teimosa vão ser feitos no mesmo padrão dos que a gente viu na Orla de Boa Viagem. E ainda tem uma diferença: esses aqui são maiores, pois funcionam também com uma cozinha e uma espécie de bar. E faremos o tão esperado espaço para as Sereias Teimosas, um grupo de dança para idosas, que reivindica esse espaço já há muito tempo”, afirmou o prefeito nas suas redes sociais.

“Três quiosques já estão em obra, e, até o final do mês, começaremos mais dois. No início do ano que vem, iniciaremos as entregas, fazendo com que a orla do recife se consolide como a melhor do Nordeste Brasileiro", acrescentou.

Divulgação/PCR
Mercado do Peixe vai funcionar como um polo gastronômico. Marca a interligação entre as orlas de Brasília Teimosa e Pina, e para isso, o Mercado já existente vai passar por requalificação - Divulgação/PCR

NOVA SEDE PARA AS SEREIAS TEIMOSAS

Nesta etapa, também será requalificada a sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, fundada em 2009 por cirandeiras, moradoras do bairro. O local tem como objetivo resgatar e fortalecer a identidade cultural local, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento do turismo na localidade.

CONHEÇA O PROJETO ORLA PARQUE

REPRODUÇÃO
Quadras esportivas da Orla de Boa Viagem - REPRODUÇÃO
Reprodução
Projeto da nova Orla de Boa Viagem, com o qual João Campos planeja atender classe média do Recife e o turismo - Reprodução
Divulgação/PCR
Projeto Orla Parque vai ocupar 11 km de extensão das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa - Divulgação/PCR
ÊNEDY DIAS / VOZ DO LEITOR
Dois novos banheiros da orla de Boa Viagem foram inaugurados em outubro - ÊNEDY DIAS / VOZ DO LEITOR
REPRODUÇÃO
Área próxima às quadras esportivas da Orla de Boa Viagem - REPRODUÇÃO
Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife
Novos quiosques da Orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram inaugurados recentemente - Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

O Projeto Orla Parque prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

A primeira etapa foi concluída em março deste ano, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques de Boa Viagem completamente reformados. Já a segunda etapa está em andamento e prevê a reforma dos dez sanitários já existentes e construção de outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. Dois banheiros foram entregues em outubro.

Tags

Autor