Sem botes de salvamento, familiares de homem afogado em Boa Viagem se arriscam para resgatar corpo
Jovem desapareceu no mar na manhã desta terça-feira (6)
Um homem desapareceu na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã desta terça-feira (6). Por um momento, familiares da suposta vítima acharam que tinham avistado o corpo no mar - e, nesta hora, não havia botes de resgate no local. Então, os parentes entraram na água para tentar resgatá-lo. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros informou que o que eles viram, na verdade, tratava-se de um animal marinho. As buscas seguem.
Por vídeo, a TV Jornal registrou o momento que os parentes do entregador de aplicativo Jeferson Tiago supostamente viram o corpo no mar em frente ao posto seis dos Bombeiros. Então, pediram para que o guarda-vidas o resgatasse; mas, pela falta de botes no momento, entraram por conta própria no mar. Nas imagens, o guarda-vidas pedia para que eles saíssem.
"Estão demorando demais. A gente viu ele, eu e o pai fomos buscar, mas nos recuaram. A gente esperou meia hora para a embarcação chegar. Era para deixar o bote dentro da água, porque ele podia aparecer a qualquer momento", disse o tio do rapaz, José Lino Ferreira da Silva.
Enquanto isso, a mãe do jovem gritava para que o retirassem da água. "Disseram que foram buscar o bote, mas o corpo do meu filho está sendo levado pelas águas", dizia Roseli Santos à TV Jornal. "Estão dizendo que era uma tartaruga, mas era o meu filho, eu vi a roupa dele, ele saiu de casa com uma camisa marrom florida. Só quero o corpo do meu filho, porque a vida já se foi."
TROCA DE TURNOS
Por nota, o Corpo de Bombeiros disse que "em momento algum a operação ficou sem o bote de salvamento no local", mas houve "apenas um intervalo para a troca do piloto da embarcação".
"A Corporação está empenhada há mais de 7h ininterruptas com dois botes infláveis de salvamento, quatro mergulhadores, seis guarda-vidas, além do apoio do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O CBMPE informa ainda que o local conta com a sinalização de bandeira vermelha indicando alto risco de afogamento", afirmou.
No local, o tenente Cristiano Galvão informou que o tumulto aconteceu na troca de turnos dos botes. "No momento, a embarcação retraiu para fazer a tomada de outro piloto. Um de nossos pilotos está adoentado. Entrou outro piloto. Estamos fazendo as buscas nas possibilidades que temos que fazer", disse.
As informações colhidas no local são de que o homem, que a família acha que seria Jeferson, foi até a praia de bicicleta, deixada próximo ao calçadão antes dele ir até o mar. Contudo, os frequentadores observaram que ele não conseguiu voltar e acionaram o socorro.
As buscas continuam até o anoitecer. Caso ele não seja encontrado, devem retornar na manhã desta quarta-feira (7).
COMO PREVENIR AFOGAMENTOS
O CBMPE indica que os banhistas consultem os guarda-vidas sobre as condições do mar, incluindo correntes, ondas e marés, para evitar situações perigosas. Ainda, pede para que evite entrar no mar sozinho ou aberto, onde não existem arrecifes, evitar brincadeiras perigosas dentro d'água e respeitar as Instruções dos salva-vidas.
Assim, o comandante Ivaldo indicou que o banho deve ser tomado enquanto a maré está baixa. "Se perceber água turva, chuva ou maré alta de forma que a água fique acima da cintura, é melhor evitar", afirmou.
CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
Em relação às crianças, a ordem é que haja uma supervisão constante dos pequenos, mantendo distância de no máximo um braço da criança. A dica também é colocar pulseiras ou colares nas crianças, com nome e telefone de contato para facilitar identificação em caso de perda. Em caso de desaparecimento, a orientação é avisar ao guarda-vidas o mais rápido possível.
O QUE FAZER EM CASO DE AFOGAMENTOS
Caso um afogamento já esteja acontecendo, a indicação é que o socorro seja acionado imediatamente, ligando para o 193. Deve-se evitar entrar na água se você não for um bom nadador ou se não tiver o treinamento necessário para isso. É importante também manter a calma, flutuar e gritar por socorro até a ajuda chegar.