URBANISMO

Prefeitura do Recife adia requalificação da Rua do Lazer após críticas de comerciantes

Obras devem começar no período de férias dos estudantes da Unicap e devem durar até oito meses

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 15/03/2024 às 11:58
Notícia
X

A Prefeitura do Recife adiou a requalificação da Rua do Lazer, em Santo Amaro, na região central da capital pernambucana, para o final do ano. A decisão foi tomada após críticas dos comerciantes, que na última semana foram surpreendidos pela gestão com um aviso para desocupar a área temporariamente em até 10 dias para dar início às obras.

Agora, elas devem começar por volta de dezembro, no período de férias da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), responsável pelo movimento na Rua do Lazer, e devem durar até 8 meses. Enquanto não são finalizadas, os comerciantes receberão um auxílio de R$ 3 mil.

A decisão foi tomada durante reunião realizada nessa quarta-feira (13) entre a Conviva - Feiras e Mercados do Recife, a Unicap, a Câmara Municipal do Recife e representantes dos 42 permissionários que operam os equipamentos de alimentação na via.

“Após conversa entre as partes, chegamos à conclusão de que a chegada do período chuvoso e a movimentação na universidade em plena atividade do semestre de aulas seriam motivos para esse adiamento. Mas o compromisso da Prefeitura - através da Conviva e da Emlurb - em realizar a intervenção continua”, disse o diretor-presidente da Conviva, Gabriel Leitão.

O comerciante Gilberto Silva, de 43 anos, que está representando os permissionários, celebrou a conquista. "Como janeiro e fevereiro já são meses de férias, só vamos parar de quatro a seis meses. Então, vai dar para muita gente se preparar esse ano financeiramente, para finalmente parar", disse ele.

REVITALIZAÇÃO NECESSÁRIA

A Rua do Lazer, originalmente chamada de Bernardo Guimarães, é conhecida pela variedade de restaurantes e comércios utilizados diariamente por estudantes e profissionais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apesar de ser pedestrianizada, ela não possui características de uma via exclusiva para pedestres — ainda contando com desníveis de calçada, faixas de pedestres e falta de acessibilidade.

Diante disso, o município criou um projeto para nivelar o pavimento com as calçadas, instalar um novo sistema de iluminação na área e trocar os boxes existentes por equipamentos "novos e modernos". A obra será executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Bancos quebrados são alguns dos sinais de que a Rua do Lazer precisa de uma reforma - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A Rua do Lazer é conhecida pela variedade de restaurantes e comércios utilizados diariamente por estudantes e profissionais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

“Trata-se de uma intervenção necessária e importante para o local. Os permissionários da Rua do Lazer receberão, de forma gratuita, novas e modernas estruturas definitivas para operar seus comércios. Além disso, com a requalificação e a pedestrianização, a via ficará ainda mais acessível e atrativa para o público”, completou Gabriel Leitão.

Tags

Autor