URBANISMO

Rua do Lazer, no Recife, será requalificada e comerciantes são surpreendidos com aviso para desocupação

Trabalhadores foram surpreendidos com aviso para desocuparem área em 10 dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 08/03/2024 às 13:52 | Atualizado em 08/03/2024 às 15:52
Notícia
X

Comerciantes da Rua do Lazer, em Santo Amaro, na região central da capital pernambucana, foram pegos de surpresa com o aviso da Prefeitura do Recife para desocupar a área temporariamente. Isso acontecerá para que a gestão possa executar um projeto de requalificação da via, que há muito tempo espera por melhorias.

A rua, oficialmente chamada de Bernardo Guimarães, é conhecida pela variedade de restaurantes e comércios utilizados diariamente por estudantes e profissionais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apesar de ser pedestrianizada, ela não possui características de uma via exclusiva para pedestres — ainda contando com desníveis de calçada, faixas de pedestres e falta de acessibilidade.

Diante disso, o município criou um projeto para nivelar o pavimento com as calçadas, instalar um novo sistema de iluminação na área e trocar os boxes existentes por equipamentos "novos e modernos". A obra será executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e tem duração prevista de oito meses.

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Bancos quebrados são alguns dos sinais de que a Rua do Lazer precisa de uma reforma - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A Rua do Lazer é conhecida pela variedade de restaurantes e comércios utilizados diariamente por estudantes e profissionais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

FALTA DE COMUNICAÇÃO

Apesar de considerarem a requalificação bem-vinda, os principais atores que fazem da Rua do Lazer uma efervescência urbana, os comerciantes, só tomaram conhecimento sobre ela na última terça-feira, 5 de março, através de representantes da CONVIVA Mercados e Feiras Autarquia Municipal, responsável por feiras públicas da cidade.

Nesse dia, eles receberam um comunicado avisando que os boxes deveriam estar desocupados já no dia 15 de março e que eles seriam transferidos para a rua vizinha, a Almeida Cunha. Contudo, não tiveram a garantia de que haveria estrutura para abrigar os diversos pontos de alimentação no novo endereço, o que os levou a questionar a mudança.

“Não iam dar estrutura nenhuma. Ou seja, pega o freezer, teu liquidificador, joga na calçada e te vira. Aí nós não aceitamos”, explicou o comerciante Gilberto Silva, de 43 anos, que está representando os permissionários.

GABRIEL FARIAS/JC IMAGEM
O estudante Gabriel Miranda, de 18 anos, frequenta todos os dias a Rua do Lazer - GABRIEL FARIAS/JC IMAGEM

POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO

Então, na quinta-feira (7), parte dos comerciantes participou de uma reunião junto à Prefeitura do Recife, e recebeu a possibilidade do pagamento de um auxílio mensal de R$ 3 mil enquanto durarem as obras. Ainda, o adiamento da saída dos boxes para 15 de abril. Em resposta ao JC, o município informou que discute "o maior prazo para a mudança até o local provisório", mas nada falou sobre a possibilidade de um auxílio.

No local, muitos comerciantes seguem apreensivos, sem saber o que vai acontecer. É o caso de Thierry Martins, de 26 anos, que abriu o box onde vende lanches em novembro de 2023, próximo às férias da universidade, e só voltou a trabalhar em fevereiro, com a volta às aulas.

“Estou abalado há uns 3 dias. Eu senti porque as aulas voltaram agora e porque houve todo um investimento. A gente estava formando uma cartela de clientes, que começam a perguntar para aonde a gente vai”, disse o empresário.

A preocupação é também do funcionário dele, Gleison Nascimento, de 25. “A gente é de Igarassu e ele fez todo um investimento aqui para começar em 2024 e só parar em dezembro, porque a gente não esperava por essa reforma. Foi um golpe nos peitos do nada”, afirmou.

GABRIEL FARIAS/JC IMAGEM
Hamburgueria de Thierry foi inaugurada em novembro do ano passado - GABRIEL FARIAS/JC IMAGEM

O QUE DIZ A PREFEITURA DO RECIFE

"A Prefeitura do Recife informa que foi realizada, nesta quinta-feira (7), uma reunião com os permissionários dos equipamentos de alimentação da Rua do Lazer, como parte do processo de diálogo que sempre marcou ações do tipo por parte da gestão. Entre os itens debatidos no encontro, os comerciantes solicitaram um maior prazo para a mudança até o local provisório - cedido pela Universidade Católica de Pernambuco na Rua Almeida Cunha. O pleito será discutido pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), responsável pela obra de requalificação e pedestrianização da Rua do Lazer, e pela Conviva - Feiras e Mercados do Recife, que administra os equipamentos de comércio popular. Com a intervenção, os permissionários receberão, gratuitamente, boxes novos e modernos, e terão uma via completamente requalificada e com nova iluminação. O prazo de duração dos serviços é de oito meses."

Tags

Autor