CIVIL 20

Recife sedia evento com organizações de mais de 60 países para discutir estratégias do G20

Ao todo, estarão na cidade 2.100 organizações que compõem o Civil 20 (G20), grupo de engajamento da sociedade civil que foi formalizado em 2013, durante o G20 na Rússia

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 22/03/2024 às 13:21
Notícia
X

Organizações da sociedade civil de mais de 60 países estarão no Recife entre os dias 26 e 28 de março para discutir suas estratégias de incidência no G20, grupo das principais economias do mundo. O evento contará com a participação do prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), e de representantes do governo federal.

Ao todo, estarão na cidade 2.100 organizações que compõem o Civil 20 (G20), grupo de engajamento da sociedade civil que foi formalizado em 2013, durante o G20 na Rússia. Elas vão debater temas relacionados à justiça climática e sócioambiental, garantia de direitos, equidade de gênero, combate às desigualdades estruturais e a agenda de Desenvolvimento Sustentável.

COORDENAÇÃO

Em 2024, o C20 atua sob a coordenação da da ONG pernambucana Gestos, Soropositividade, Comunicação e Gênero que desempenha a função de “sherpa” (articuladora), e da Associação Brasileira de ONGs (Abong).

“Realizar o Inception Meeting [reunião inicial] do C20 no Recife é especialmente importante neste momento em que mundo enfrenta uma tripla crise planetária, ou seja, perda de biodiversidade, emergência climática e econômica, pois trata-se de uma cidade vulnerável às mudanças climáticas. Nesse sentido, estabeleceremos um diálogo importante também com os governos locais”, avalia Alessandra Nilo, sherpa do C20 e coordenadora geral da Gestos.

DIÁLOGO

A reunião acontecerá no Transamerica Prestige Recife, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. Este ano, o governo brasileiro propõe um processo de diálogo articulado entre os diversos grupos de engajamento, que terão a oportunidade de apresentar suas recomendações formalmente aos governos do G20 em julho de 2024.

A programação completa pode ser vista no site do C20: https://www.g20.org/pt/.

Tags

Autor