SEMANA SANTA

Dom Paulo Jackson participa da primeira Semana Santa como arcebispo de Olinda e Recife; confira programação

Arcebispo de Olinda e Recife só não presidirá a missa do Domingo de Ramos (24), pois participará da celebração da missa de despedida do padre Rubens Brito, da paróquia do município de Primavera

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 23/03/2024 às 16:22
Notícia
X

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, aceitou o convite para celebrar, na Paróquia Santo Antônio de Primavera, no município da Zona da Mata Sul do Estado, a missa de despedida do padre Rubens Brito, que terminou seu período como pároco do lugar. Com isso, quem vai presidir a missa do Domingo de Ramos (24), na Igreja Catedral, no Alto da Sé, é o padre Lenildo Santana, Cura da Catedral e reitor do Seminário de Olinda.

A vivência piedosa da Semana Santa acontece nas 150 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, desde a entrada de Jesus em Jerusalém sobre um burrico (Domingo de Ramos) até a feliz ressurreição (Domingo de Páscoa).

No Domingo de Ramos (24), padre Rubens Brito faz a tradicional bênção dos ramos, às 8h, na igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, capela da Academia Santa Gertrudes, no Alto da Sé, em Olinda. Em seguida, segue em procissão com os fiéis em direção à Catedral do Santíssimo Salvador, para presidir a celebração eucarística às 9 horas, popularmente chamada de Missa de Ramos.

Na Quarta-Feira Santa (27), dom Paulo Jackson preside missa, às 10h30, na Basílica da Penha, no centro do Recife. A missa marcará a estação final da Via-Sacra da Fraternidade, promovida pela Associação Missionária Amanhecer (AMA), que terá início às 8h no Pátio de São Pedro e percorrerá as ruas do comércio do Recife, em direção à Basílica da Penha. As orações em cada estação da Via-Sacra da Fraternidade serão conduzidas pelo padre João Carlos.

Na Quinta-Feira Santa (28), a Missa do Crisma será celebrada às 9h, na catedral, com presença de cerca de 200 sacerdotes. Na missa, são abençoados e consagrados os óleos que serão utilizados nos sacramentos da Igreja durante todo o ano. À tarde, a celebração da Missa da Ceia do Senhor acontecerá na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo, às 17 horas. A missa lembra a instituição da Eucaristia, quando Jesus ofereceu pão e vinho a seus discípulos. O rito do Lava-Pés será realizado durante a celebração da missa, lembrando que Jesus não veio ao mundo para ser servido, mas para servir. A Quinta-Feira Santa marca o início do “Tríduo Pascal” (três dias que lembram os episódios de Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor).

Na Sexta-Feira Santa (29), o bispo preside o rito de adoração à Santa Cruz às 15h na catedral – horário em que Jesus morreu. Os fiéis adoram e beijam a cruz de Cristo. O momento, bastante solene, não é chamado de missa porque não há consagração do pão e do vinho – portanto, não se celebra a Eucaristia. Mas o povo comunga as hóstias que foram consagradas no dia anterior.

No Sábado Santo (30), dom Paulo Jackson celebra a Vigília Pascal às 18h, na catedral. No pátio externo da catedral, uma fogueira é montada. O fogo é abençoado e acende-se o Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo. Só então o Círio entra na igreja para a celebração. Canta-se o Aleluia (silenciado durante o período da Quaresma) para anunciar a ressurreição de Jesus Cristo.

E no Domingo de Páscoa (31), o arcebispo celebra a Santa Missa da Páscoa também na catedral, às 9h. Apesar de ser conhecido por Domingo de Páscoa, este é, na verdade, o “Primeiro” Domingo da Páscoa, já que a Páscoa teve início no sábado à noite, com a ressurreição. O período pascal dura 50 dias (até o domingo de Pentecostes, que este ano será celebrado em 19 de maio).

DOMINGO DE RAMOS NAS PARÓQUIAS

EM IGARASSU

Paróquia dos Santos Cosme e Damião
Procissão Saindo do Convento Santo Antônio seguindo para a Matriz dos Santos Cosme e Damião, onde será celebrada a missa.
Missa às 07h e às 19h, presididas pelo padre Josivan Bezerra

EM RECIFE

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Praça de Casa Forte
Sábado, dia 23, às 16h50, benção dos ramos no salão paroquial (Praça de Casa Forte, 412) e procissão em direção à matriz de Casa Forte.
Domingo, dia 24, bênção dos ramos e missa na matriz às 8h, 11h, 17h* e 19h.

*Obs: haverá procissão apenas na missa das 17h (bênção dos ramos às 16h50, com procissão saindo do salão paroquial para a matriz)

Paróquia São Sebastião – Vasco da Gama
Santa Missa de Ramos às 8h
Procissão de Ramos saindo às 17h do Largo Dom Luiz – próximo à subida do Morro da Conceição, em direção à igreja matriz (Rua Vasco da Gama, 503, Vasco da Gama)
Missa às 18h presidida por Pe. Paulo Dutra

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Ibura
Procissão às 7h saindo do Colégio João Paulo I (R. Caldas Barbosa, 19, UR6) em direção à igreja matriz (R. Quarenta, 805, UR6).
Missas às 7h, 11 e 17h.

EM PAULISTA

Paróquia São Francisco de Assis – Vila Torres Galvão
Procissão às 7h saindo da Praça Ayrton Sena (Rua Matias de Albuquerque) em direção à matriz de São Francisco (Rua Pedro Américo N° 56 – Vila Torres Galvão).
Missa às 8h presidida por Monsenhor Osvaldo Lopes.

Tags

Autor