incêndio

Curto-circuito pode ter causado incêndio em prédio em construção na Torre

Fogo teve início no topo do edifício e se espalhou para a parte de baixo do prédio; ninguém ficou feriado

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 29/03/2024 às 10:37 | Atualizado em 29/03/2024 às 10:38
Notícia
X

Com informações de Waldson Balbino, da TV Jornal

Um curto-circuito pode ter sido o responsável pelo incêndio que atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, no Recife, na noite da última quinta-feira (28). De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, as chamas começaram no topo do edifício.

"Pelo que nós soubemos, o fogo começou no último ou penúltimo andar. Possivelmente por um curto-circuito, e veio para a parte de baixo", disse o secretário.

"Começou a despender materiais, como nós vimos nos vídeos. Tinha uma tela de proteção embaixo, então, para quem via de fora, a cena parecia maior do que realmente era. O material que havia para ser consumido foi consumido. Havia também um pequeno depósito de tinta na parte de baixo, e os bombeiros também deram combate ao fogo", acrescentou o secretário.

Segundo Alessandro, havia apenas um vigilante no prédio no momento do incidente. O funcionário deixou o edifício assim que as chamas iniciaram. Não houve vítimas.

De acordo com Clóvis Ramalho, secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, seis imóveis localizados ao redor do edifício Botanik tiveram que ser evacuados no momento do incêndio. Não há informações sobre o número de pessoas deslocadas.

"O engenheiro responsável fez avaliação e não há risco nenhum de ruptura estrutural", afirmou Ramalho.

Trabalhos seguem nesta sexta

Michael Carvalho / TV Jornal
A Defesa Civil do Recife está realizando uma vistoria no empreendimento que foi atingido por um incêndio para averiguar o que teria provocado o acidente - Michael Carvalho / TV Jornal

Na manhã desta sexta-feira (29), equipes da Defesa Civil de Pernambuco estavam no local para analisar o cenário. Viaturas do Corpo de Bombeiros também seguiam no local monitorando a ação.

Segundo a corporação, o incêndio está controlado, mas alguns pontos ainda apresentam focos de fogo.

Ruas no entorno do edifício seguem interditadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que deslocou agentes para orientar o tráfego no local. Não há previsão de quando as vias serão liberadas.

A Neoenergia Pernambuco afirmou que a rede elétrica permanece desligada na manhã de hoje nas imediações do edifício, por questões de segurança.

Michael Carvalho / TV Jornal
O prédio em construção atingido por um incêndio de grandes proporções está sendo por equipes técnicas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros - Michael Carvalho / TV Jornal

"Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando nos trabalhos e aguardando a autorização do Corpo de Bombeiros para religar os circuitos interrompidos", diz o comunicado.

A Construtora Carrilho, responsável pelo edifício, confirmou que não houve vítimas e que está em contato com as autoridades para encontrar o motivo do incidente. Representantes da empresa também acompanham os trabalhos na manhã de hoje.

A empresa também informou que sua equipe técnica e os órgãos competentes farão visitas técnicas no prédio durante o fim de semana. A Carrilho afirmou que o empreendimento tem seguro.

Incêndio na Torre

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 20h05 da noite de ontem para combater o incêndio. Ao todo, 50 militares trabalharam na ação, com apoio de 13 viaturas.

Também foram mobilizados o Samu, a Polícia Militar de Pernambuco, a Defesa Civil e Guarda Municipal do Recife.

O empreendimento de 28 andares está localizada no cruzamento da rua Real da Torre com a rua Padre Anchieta, no bairro da Torre, na Zona Norte da capital.

Tags

Autor