Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizam vistoria no prédio em construção atingido por incêndio
Durante a ocorrência registrada na noite dessa quinta-feira (27), o secretário da SDS afirmou que "não há risco da estrutura do prédio colapsar"
*Com informações do repórter Michael Carvalho, da TV Jornal
Um dia depois de um prédio em construção ser atingido por um incêndio de grandes proporções, no Recife, todo o entorno do empreendimento foi liberado pela Defesa Civil na noite desta sexta (29). Em nota à imprensa, a Construtora Carrilho LTDA informou ter atendido a todas as orientações das autoridades competentes visando restabelecer a normalidade no entorno do edifício.
Pela manhã, as equipes técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), da Defesa Civil do Recife, e da própria construtora Carrilho, realizaram uma vistoria no empreendimento de 28 andares, que está localizado no cruzamento da rua Real da Torre com a rua Padre Anchieta, no bairro da Torre, Zona Oeste da capital.
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, informou que um curto-circuito pode ter sido a causa do incêndio. "Pelo que nós soubemos, o fogo começou no último ou no penúltimo andar, possivelmente pode ter sido um curto-circuito e veio para a parte de baixo, porque o incêndio que se iniciou lá começou a desprender materiais, como nós vimos", afrmou Carvalho, que esteve no local durante a ocorrência.
Ainda segundo o secretário, o entendimento obtido junto ao engenheiro responsável pela obra, é de que não há risco da estrutura do prédio colapsar. A Carrilho inclusive, divulgou por meio de nota, que o empreendimento possui seguro e que "nenhum cliente será prejudicado".
De acordo com a Carrilho a vistoria patenteou a integridade da obra e não existência de risco de desabamento ou alguma complicação na estrutura. "Na esteira das recomendações partidas dos órgãos responsáveis, a construtora está retirando as bandejas de proteção dos andares superiores para que a normalidade do entorno seja estabelecida. Registra, por oportuno, haver preservado o estado de coisas visando propiciar vistoria pelo Instituto de Criminalística (IC), com a brevidade que o caso reclama, de modo a que restem identificadas as causas do incêndio. A empresa está em contato com seus clientes para sanar quaisquer dúvidas sobre o incidente", afirma a Construtora.
ÁREA LIBERADA
Durante a interdição das vias próximas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) fez a orientação do tráfego na áerea. Já a Prefeitura do Recife confirmou que antes mesmo das 20h todo o perímetro isolado em função dos efeitos do incêndio havia sido liberado aos moradores, pedestres e motoristas.
A Neoenergia também informou que mediante autorização do Corpo de Bombeiros, foi promovida a normalização do fornecimento de enérgia elétrica nas imediações do edifício. "Apenas o próprio prédio onde ocorreu o acidente permanece desligado", explicou o comunicado. O religamento ocorreu por volta das 12h20.
Em entrevista a TV Jornal, o capitão do CBMPE, Freitas do Júnior, afirmou que o incêndio foi totalmente controlado, mas ainda foi possível observar na manhã da sexta-feira o surgimento de pequenos focos com fogo. "O Corpo de Bombeiros só vai realmente deixar o local dessa ocorrência quando o incêndio estiver totalmente extinto. Enquanto esses poucos focos persistirem, o Corpo de Bombeiros estará aqui para combater essas chamas e dar uma segurança a sociedade", declarou o capitão.
O secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, explicou que as equipes técnicas estão fazendo um trabalho minucioso para avaliar toda a estrutura e identificar quais são os riscos em potencial.
"Os técnicos vão verificar o que foi feito lá em cima, e isso é até interessante para que não ocorra mais futuramente em outras obras. E aí nós vamos saber o que realmente causou o incêndio. Essa análise está sendo feito por todos os técnicos e especialistas da área com toda atenção", disse o secretário-executivo.
Seis edifícios do entorno precisaram ser evacuados sob o risco de serem atingidos pelos fragmentos em chamas que estavam caindo do prédio em construção.
MAIS DE 50 MILITARES ATUARAM NO INCÊNDIO DE PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi acionado por volta das 20h05 da quinta-feira (28) para combater um incêndio de grandes proporções em um edifício localizado no bairro da Torre. Segundo a corporação, foram empregados 50 militares do CBMPE, com apoio de 13 viaturas. Não houve vítimas.
"Desde o começo quando nossas equipes foram acionadas por volta das 20h da noite, chegamos rapidamente ao local, fizemos os isolamentos necessários. Como já tínhamos a informação de que não haveria possibilidade de pessoas estarem no local de origem, que foi no último ou penúltimo andar, nosso trabalho foi acompanhar a evolução do fogo", explicou o comandante-geral dos CBMPE, o coronel Luciano Fonseca.
Ele também afirmou que durante a ocorrência não havia necessidade de expor ao risco a vida dos profissionais para combater o incêndio nos andares atingidos. "O nosso pessoal ficou fazendo contenção aqui embaixo, que aí sim existia a possibilidade de propagar para outros prédios. Com o apoio da Defesa Civil, foram evacuados as pessoas que estavam nos edifícios que corriam risco de serem atigidos de alguma forma seja pela fumaça ou própria propagação do fogo", disse o coronel. As chamas foram contidas por volta das 22h30.
Raquel Lyra e João Campos monitoraram a ocorrência
As imagens incêndio que atingiu o empreendimento da construra Carrilho, logo começaram a circular pelas redes sociais. Moradores do entorno e pessoas que transitavam no local falaram sobre o medo do fogo se alastrar e atingir outros prédios e/ou da estrutura do edífico correr o risco de desabamento.
Diante do caso, as autoridades do Poder Executivo estadual e municipal afirmaram que estavam acompanhamento o o trabalho dos bombeiros para conter o incêndio e que já haviam solicitado o monitoramento do local.
"Acompanhando junto às forças de segurança pública a situação do prédio em construção que está em chamas, no bairro da Torre, no Recife. O Corpo de Bombeiros está atuando no local, e cuidando para que todas as pessoas que moram na área fiquem seguras", publicou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, no antigo Twitter.
Também através do X, o prefeito do Recife, João Campos, também declarou que estava acompanhado o caso da sede do executivo municipal.
"Acionei o nosso o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os efeitos causados por um incêndio em um prédio em construção na Torre. Nossas equipes, incluindo a Defesa Civil, atuam dando suporte aos Bombeiros para bloquear o acesso às ruas e áreas próximas do local. Seguirei acompanhando essa situação daqui da Prefeitura do Recife, junto com os coordenadores das equipes que estão atuando", escreveu o prefeito.
Acionei o nosso o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os efeitos causados por um incêndio em um prédio em construção na Torre. Nossas equipes, incluindo a Defesa Civil, atuam dando suporte aos Bombeiros para bloquear o acesso às ruas e áreas próximas do local. +
— João Campos (@JoaoCampos) March 29, 2024