Petrolina registra maior chuva em um único dia dos últimos 30 anos, diz Defesa Civil
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), choveu 117mm até as 5h da manhã de hoje.
A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, registrou, na madrugada desta sexta-feira (18), a maior chuva do município, em um único dia, dos últimos 30 anos.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), choveu 117mm até as 5h da manhã de hoje.
De acordo com a prefeitura, os bairros que registraram o maior volume de chuvas foram o José e Maria com 117mm, Gercino Coelho, 116 mm, Jardim São Paulo, que registrou 98 mm e Cohab Massangano, com 102,4 mm.
A Defesa Civil informou que esse volume de chuva não era esperado para a cidade.
Limpeza e drenagem após a chuva
A prefeitura de Petrolina realizou um serviço de limpeza e drenagem após a histórica chuva desta sexta-feira (18).
Equipes da prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), realizaram intervenções emergenciais para minimizar os transtornos ao longo de todo o dia.
A prefeitura confirmou, ainda, o trabalho de drenagem da Lagoa do Jatobá. A área é um dos principais gargalos no período chuvoso no perímetro urbano.
O poder executivo municipal também disse que as principais demandas registradas foram alagamento de ruas, obstrução de vias e invasão de água em algumas residências.
Cuidados em períodos de chuva:
A Defesa Civil orientou sobre cuidados a serem tomados nesse período de chuva:
- Evitar se abrigar em baixo de árvores;
- Evitar transitar em áreas alagadas, o volume de água pode esconder buracos e ocasionar acidentes;
- Caso more em locais de risco de alagamento, proteger os documentos em sacos plásticos;
- Colocar alimentos longe de produtos de limpezas e elevar o nível dos móveis;
- Além de desligar a rede geral de energia.
APAC faz alerta para Sertão
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) emitiu um alerta para o Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco, indicando a continuidade das chuvas de intensidade moderada com pancadas fortes.
O aviso deve ser considerado para esta sexta-feira (18) e amanhã, sábado (19). A agência destaca que é importante acompanhar os avisos e seguir orientações da Defesa Civil de cada cidade.
"A Apac informa que uma convergência de umidade, proveniente da região central do Brasil, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis atmosféricos, estão favorecendo pancadas de chuva em todo o Sertão Pernambucano.
Por isso, a previsão se mantém: continuidade de chuvas de intensidade moderadas, com pancadas fortes em algumas localidades ao longo da sexta-feira e sábado", diz o alerta.