SJCC dedica novembro a temas de inclusão e diversidade com programação especial

Neste mês, veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação promovem debates sobre diversidade, com foco em raça, inclusão e equidade

Publicado em 05/11/2024 às 18:55 | Atualizado em 05/11/2024 às 19:51

Em um momento de reflexão e construção de um futuro mais inclusivo, o debate sobre diversidade e inclusão ganha ainda mais força em novembro, mês da Consciência Negra, que passa a ser feriado nacional, no dia 20, a partir deste ano.

É com essa premissa que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) assume o compromisso de abordar, ao longo de todo o mês, questões fundamentais para a sociedade, como raça, gênero, sexualidade, inclusão de pessoas com deficiência (PCD), etarismo e neurodiversidade.

Ao dedicar um espaço especial a esses temas, o SJCC visa provocar a reflexão e promover a conscientização sobre a importância da representatividade e do respeito à pluralidade.

“A diversidade sempre esteve presente nas coberturas e enfoques dos veículos de comunicação do SJCC, abrangendo nossa TV, rádio, jornal, portais e redes sociais”, afirma Laurindo Ferreira, diretor de Jornalismo do SJCC.

Neste mês, a intenção é intensificar a discussão sobre essas questões, ampliando o espaço para temas que, segundo ele, são fundamentais para que “pessoas que frequentemente se sentem excluídas possam se reconhecer nos meios de comunicação e se sentir parte da sociedade”.

Thiago Lucas/ Design SJCC
Diversidade SJCC - Thiago Lucas/ Design SJCC

Programação

A programação do SJCC para este mês aborda a diversidade em múltiplas formas. Nesta primeira semana, por exemplo, o foco está nas questões ligadas à inclusão de PCDs, com uma reportagem especial na TV Jornal sobre a bailarina Amanda Lima, com síndrome de Down.

Jonas Quirino / TV Jornal
Amanda Lima, bailarina - Jonas Quirino / TV Jornal

A Rádio Jornal também se soma à pauta com um debate mediado por Tony Araújo nesta quarta-feira, às 11h, sobre Diversidade nas Empresas, com a participação de Manoela Alves, advogada e CEO do Instituto Enegrecer; Patrícia Garrido, líder de Projetos e Serviços do Instituto Ethos; e Silvanith Mesquita, psicóloga organizacional.

Na sequência, os temas vão se expandir para abordar questões de gênero e sexualidade, racismo e etarismo, sempre nas plataformas de rádio, televisão, jornal e redes sociais.

“Neste ano, já abordamos com mais destaque assuntos de relevância, como os desafios urbanos, eleições e questões locais e globais; agora, a diversidade se estabelece como um tema central, necessário para a evolução da sociedade”, completa Laurindo.

A programação de novembro contará ainda com um videocast especial, sobre neurodiversidade, nas mídias digitais do JC, apresentado por Cinthya Leite, colunista de Saúde e Bem-Estar do Jornal do Commercio.

Ao dar voz às narrativas da diversidade, o SJCC reforça o compromisso com a pluralidade, promovendo um debate inclusivo que busca incentivar a sociedade a progredir na compreensão e aceitação de todas as pessoas.

“O objetivo é garantir que o conteúdo veiculado estimule a participação ativa dos telespectadores, ouvintes e leitores, oferecendo uma oportunidade única para que cada um se veja e se reconheça como parte do espaço social”, reforça Laurindo Ferreira.

Tags

Autor