Primeira etapa das obras do Santuário do Morro da Conceição será concluída no dia 27, diz Raquel Lyra
Governadora afirmou que reconstrução do Santuário do Morro da Conceição garantirá a realização da Festa do Morro, prevista para começar no dia 28
A governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) acompanhou, na manhã desta quinta-feira (7), o início da montagem da coberta do Santuário do Morro da Conceição. O teto do templo religioso desabou no dia 30 de agosto, deixando dois mortos.
Em entrevista à TV Jornal, Raquel Lyra afirmou que as reforma garantirá a realização da Festa do Morro, que começa no dia 28.
"É um dia de alegria. Podemos anunciar a conclusão das obras será no dia 27 de novembro, garantindo toda a preparação necessária para que no dia 28 de novembro os festejos de Nossa Senhora possam acontecer, abraçando o povo do Recife, Pernambuco e do Brasil", disse a gestora.
Raquel Lyra anunciou que uma estrutura provisória será montada, atráves da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e que deve garantir a refrigeração, iluminação, sonorização, cadeiras e altar até o final das festividades.
"Desde o início fomos acompanhando os projetos, cálculos estruturais, os equipamentos que vem de fora, pré-moldados, e já chegaram à igreja e serão erguidos", acrescentou a governadora.
Obras de reestruturação
No dia 12 de dezembro, após o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição, as obras serão retomadas com um novo termo de fomento, assinado com a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
"O governo de Pernambuco irá garantir a refrigeração e a instalação das placas solares, obedecendo todas as normas técnicas com acompanhamento rigoroso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, para que tudo possa ser feito com muita segurança", anunciou a governadora.
Auxílio às vítimas
Raquel também contou que o governo está acompanhando de perto a situação das pessoas feridas na tragédia, e que vem acolhendo as famílias.
"Desde o primeiro momento toda a nossa equipe acompanhou a tragédia. Infelizmente, perdemos duas pessoas e elas serão homenageadas aqui, por decisão da Igreja Católica, para que todo mundo possa vir e orar por suas famílias", disse.
Tragédia no Morro da Conceição
O teto do Santuário do Morro da Conceição desabou e deixou dois mortos e 25 feridos, no dia 30 de agosto. As duas vítimas fatais eram Maria da Conceição Franca Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, de 54 anos.
A tragédia aconteceu durante a distribuição de cestas básicas que a acontece mensalmente no Santuário, deixando incertezas sobre a realização da tradicional Festa de Nossa da Conceição.
O Santuário estava equipado com placas solares, cujo peso pode ter motivado o desabamento.