Projeto de Ecoparque das Religiões em Olinda vence concurso nacional
Com foco no diálogo inter-religioso e preservação histórica, projeto para o Sítio de São Francisco em Olinda aguarda aval do Iphan e CPSHO
O projeto do Ecoparque das Religiões, planejado para o Sítio Histórico de Olinda, venceu o concurso nacional "Intervenções Contemporâneas em Bens Construídos Protegidos", promovido pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. A premiação ocorrerá no dia 16 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Desenvolvido pelas arquitetas Andréa Storch, Vera Freire e Ana Luisa Rolim, o projeto propõe a criação de espaços voltados ao diálogo inter-religioso, com áreas expositivas, auditório, anfiteatro e trilhas ecológicas. A ocupação prevista é de apenas 5% da área do Convento de São Francisco, garantindo a preservação da paisagem cultural.
“Esse prêmio foi muito importante para nós porque traduziu o reconhecimento nacional de colegas profissionais da área, arquitetos, urbanistas, sobre uma proposta de intervenção contemporânea num bem protegido, atestando o respeito que tivemos às preexistências patrimoniais", destacou Andréa Storch.
O Instituto Museu Parque das Religiões lidera a iniciativa, em parceria com os Franciscanos do Nordeste e a Universidade Católica de Pernambuco. O projeto busca conciliar preservação histórica e sustentabilidade, enquanto promove discussões inter-religiosas.
A proposta ainda depende de aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda para ser implementada. O objetivo é transformar o local em um espaço cultural e turístico que destaque Olinda como um polo de diálogo inter-religioso.