Coronavírus em Pernambuco

Ciro Gomes diz que Paulo Câmara é ''competente'' no combate ao coronavírus em Pernambuco

O ex-ministro Ciro Gomes, que esteve com o governador durante evento em São Paulo, declarou que o Pernambuco está pronto para tratar da situação, mas criticou postura do presidente Jair Bolsonaro sobre a doença

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 12/03/2020 às 18:28 | Atualizado em 12/03/2020 às 18:28
 Humberto Pradera/PSB
Ciro Gomes elogia o governador Paulo Câmara afirmando que o Estado está preparado para lidar com o coronavírus - FOTO: Humberto Pradera/PSB

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ao tomar conhecimento da confirmação dos dois primeiros casos de coronavírus em Pernambuco, afirmou que o Estado está preparado para enfrentar a situação. “Pernambuco teve os dois primeiros casos de coronavírus, vindos da Itália, não são de contaminação local. Mas, já está tudo pronto lá, competente o governador”, declarou Gomes, durante o anúncio entre PDT e PSB a candidatura do ex-governador socialista, Márcio França, à prefeitura de São Paulo, nesta quinta-feira (12).

Durante o evento, Ciro Gomes criticou a forma como o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem se posicionado diante da pandemia do coronavírus. "A primeira providência diante de uma crise que se agrava é baixar a bola, atenuar a arrogância e chamar ao diálogo. E Bolsonaro está fazendo exatamente o oposto. Puxando briga, criando caso, inventando confusões onde não havia", disparou Ciro.

>> Após confirmar dois primeiros pacientes, Pernambuco já investiga caso de circulação interna de coronavírus

>>Novo coronavírus: mais grave do que se pensa

>>O que significa uma pandemia e o que muda com a declaração da OMS sobre coronavírus

O número de casos confirmados no Brasil, até esta quarta-feira (11), era 69. A região Nordeste, tinha quatro casos confirmados até então: três na Bahia e um em Alagoas. Com a confirmação em Pernambuco, o número cresce na região. A distribuição dos casos pelo Brasil é: São Paulo (46), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Sul (2), Bahia (3), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).

Para Ciro Gomes, que foi candidato a presidente nas eleições de 2018, é preocupante a postura de Bolsonaro querer minimizar a situação que tem gerado alerta em todo o mundo.

"O que se impõe é preocupação, mas precisamos ajudar o povo a enfrentar o problema. Não é com pânico ou com notícia subjetiva, de que é uma marolinha, como Bolsonaro falou.", disparou.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco, em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, confirmou os dois primeiros casos de coronavírus (covid-19) no Estado. Os pacientes são importados, ou seja, não contraíram o vírus no Brasil. Os dois casos confirmados são de um casal com histórico recente de viagem à Itália. Uma mulher de 66 anos e um homem de 71. Ambos são moradores de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Os dois estão internados no Real Hospital Português, em estado estável. Os sintomas apresentados pelos pacientes são tosse, febre e dor de cabeça. O governador Paulo Câmara já está retornado ao Estado para acompanhar os casos.

Cúpula de prefeitos cancelada

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), anunciaram o cancelamento da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais. O evento, que seria realizado nos dias 17 a 20 de março, no Centro de Convenções, em Olinda, tinha mais de 50 atividades programas , como palestras magnas, oficinas temáticas, mesas de debates e a arena de inovação para compartilhamento de ações modernas de gestão municipal.

“Em razão da Declaração de Pandemia Mundial do Coronavírus, levada a efeito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia de ontem, 11.03.2020, decidem cancelar a realização do evento. As entidades signatárias reafirmam o compromisso, em primeiro lugar, com o bem-estar e a saúde de todos e em especial das comunidades locais”, afirmou o comunicado.

A Cúpula Hemisférica seria realizada em conjunto a Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Governos Locais (FLACMA), o Governo do Estado de Pernambuco, os municípios de Recife e Olinda e as Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Estavam confirmados para o evento a presença de cerca de 100 participantes de fora do Brasil, de países como Chile, Bolívia, Argentina, Uruguai, França, Bélgica, Portugal, Cabo Verde, equador,México, Colômbia, Paraguai, Espanha, Estados Unidos.

Comentários

Últimas notícias