covid-19

Eduardo Bolsonaro culpa a China por pandemia do coronavírus

O filho de Bolsonaro comparou o acidente nuclear de Chernobyl com a pandemia do coronavírus

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 18/03/2020 às 16:53 | Atualizado em 19/03/2020 às 13:11
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República - FOTO: Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido) publicou no seu twitter que a culpa da pandemia do novo coronavírus é da China. Ele fez uma alusão ao acidente nuclear de Chernobyl, na União Soviética. Na publicação, o filho de Bolsonaro disse que era para substituir "a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa".

>> Após Eduado Bolsonaro culpar China por pandemia, embaixada do país rebate e diz que ele contraiu um 'vírus mental'

>> Rodrigo Maia pede desculpas à China após atitude de Eduardo Bolsonaro

O tuíte que o deputado retuitou fazendo as afirmações, também culpava a China pela pandemia do coronavírus. "É do Partido Comunista Chinês", publicou o autor do tuíte, com uma "thread", ou seja, um conjunto de tuítes para explicar o motivo da China ser a culpada pela pandemia mundial.

A China foi o primeiro país a ter casos detectados do novo coronavírus e agora ela tem 80.900 casos registrados, 3.237 mortes, sendo 11 delas nas últimas 24 horas

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias