covid-19

Mesmo com pandemia do novo coronavírus, vereadores do Recife não param as atividades

Além de projetos de lei protocolados, a Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise foi instalada

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 18/03/2020 às 17:39 | Atualizado em 18/03/2020 às 20:53
CARLOS LIMA/CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE
Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise - FOTO: CARLOS LIMA/CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE

Em ano de eleição municipal, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os vereadores do Recife não param de trabalhar e se articulam para tomar medidas preventivas à pandemia para a população. Além da mudança no horário da Câmara Municipal do Recife, alguns parlamentares estão tomando iniciativas pelo próprio mandato, seja fazendo campanhas nas redes sociais, cobrando medidas da Prefeitura ou protocolando projetos de lei.

>> Secretário de Saúde se reúne com vereadores do Recife e tira dúvidas sobre coronavírus

O vereador Jayme Asfora (sem partido) informou nas redes sociais que enviou um ofício à Prefeitura do Recife solicitando a antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores efetivos, comissionados e terceirizados com mais de 60 que recebem até dois salários mínimos e também a suspensão por 90 dias da cobrança do INSS e do IPTU a microempresas e empresas de pequeno porte.

Um projeto de lei que pede a suspensão do corte de água e energia elétrica durante 120 também foi protocolado pelo vereador Rinaldo Júnior (PSB) nesta terça-feira (17). A matéria determina a suspensão do corte de água e de energia elétrica durante 120 dias devido a pandemia do novo coronavírus. Ele também propõe que o Executivo regulamente a lei através de Decreto. Rinaldo defende que a lei é essencial para a preservação da integridade e segurança da população menos assistida, "principalmente os idosos, trabalhadores informais e pequenos comerciantes". "É importante frisar que o PLO se restringe apenas à questão do corte, e por tempo determinado, e não ao pagamento", ressaltou.

>> Câmara do Recife libera servidores com mais de 60 anos e toma outras medidas em relação ao coronavírus

Na reunião ordinária desta quarta-feira (18), o socialista solicitou urgência na votação da proposição "para dar uma resposta rápida para quem precisa". "Estou preocupado com a situação econômica dessas pessoas que estão sem renda, sem poder vender seus produtos e não vão poder pagar as contas. Vamos tentar conversar com o prefeito Geraldo Julio para sancionar de forma rápida e que as concessionárias Celpe e Compesa não se opunham. Chegou a hora das empresas fazerem a sua parte porque as pessoas não podem ser penalizadas".

Os vereadores Augusto Carreras (PSB) e Renato Antunes (PSC) pediram que a verba de 2 bilhões destinada ao Fundo Eleitoral fosse destinada para investimento na saúde pública em prol da pandemia do coronavírus.

Comissão do Comitê de Crise instalada

A Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise da Casa de José Mariano foi instalada nesta quarta-feira (18). A justificativa da criação da comissão é para "ter uma participação mais efetiva nas decisões de enfrentamento à pandemia do coronavírus no Recife".

O colegiado é formado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e os vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Renato Antunes (PSC), Eriberto Rafael (PTC), Benjamin da Saúde (Patriota), Rinaldo Júnior (PSB) e Chico Kiko (PP). E tem como presidente Luiz Eustáquio, e como vice-presidente Ana Lúcia.

O presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB) disse que apesar de ser formada por sete vereadores, a comissão não se restringe apenas a eles. "Esses serão apenas os membros oficiais. Na verdade, ela é a representação da Câmara no Comitê e qualquer vereador desta cidade terá o direito de acompanhar os trabalhos e de dar as suas contribuições neste momento tão grave que estamos vivendo na saúde pública".

Luiz Eustáquio disse que, na condição de presidente da comissão, estará representando todo o povo do Recife e garantiu que vai trabalhar “arduamente”. Ana Lúcia, como vice-presidente, ressaltou que, nesta hora, “o que menos interessa é o cargo que ocupamos no colegiado. O que vai contar é o nosso trabalho”.

 

Comentários

Últimas notícias