COVID-19

Davi Alcolumbre é diagnosticado com novo coronavírus

O presidente do Senado está em isolamento domiciliar

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 18/03/2020 às 18:00 | Atualizado em 18/03/2020 às 18:44
AGÊNCIA SENADO
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) - FOTO: AGÊNCIA SENADO

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), foi diagnosticado com o novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18). Por conta do diagnóstico, Alcolumbre está em isolamento domiciliar. 

A assessoria de Alcolumbre comunicou, no dia 14 de março, que o primeiro teste realizado para identificar a infecção deu negativo. O comunicado ressaltou ainda que o presidente do Senado não apresentou sintomas da covid-19, mas realizou exame apos manter contato com pessoas com suspeita de infecção. No entanto, segundo nota divulgada nesta quarta-feira (18), Alcolumbre foi submetido a um novo exame, realizado nessa terça-feira (17), que testou positivo para a doença.

Ainda de acordo com a nota, Alcolumbre está bem, "sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar". Pelo Twitter, o presidente do Senado afirmou que está trabalhando em casa, por meio de ligações. 

Leia a íntegra da nota

Depois de o primeiro exame dar negativo, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, refez o exame na noite de ontem (17) e, nesta quarta-feira (18), atestou positivo para Covid-19.

Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS.

Ministros do governo Bolsonaro testam positivo para a doença

Os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Augusto Heleno (chefe do Gabinete de Segurança Institucional) também testaram positivo para o novo coronavírus. Os dois ministros infectados fizeram parte da comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos entre os dias 7 e 10 de março de 2020.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, Albuquerque "encontra-se em excelente estado de saúde, assintomático" e está em isolamento no Rio de Janeiro, de onde permanecerá despachando os temas da pasta por videoconferência. Pelo Twitter, Augusto Heleno informou não estar com febre e não apresentou "qualquer sintomas relacionados ao covid-19". Ele está isolado em casa.

Apesar dos ministros estarem infectados, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou dois exames que testaram negativo para a doença.

Casos confirmados no Brasil

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado nessa terça-feira (17), 291 pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus. Em Pernambuco, há 22 casos confirmados, de acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta quarta-feira (18).

A primeira morte de um paciente infectado pela doença foi registrada na última segunda-feira (16). A vítima é um homem de 62 anos que tinha diagnóstico de diabetes e hipertensão. Ele começou a apresentar sintomas no dia 10 de março e foi internado na UTI no dia 14 do mesmo mês. Nesta quarta-feira (18), a operadora de saúde Prevent Senior informou que mais duas pessoas (uma com 65 anos e outra com 80 anos) morreram em razão do vírus. Os pacientes estavam internados desde o dia 15 de março no Hospital Santa Maggiore.

Mapa de coronavírus no mundo 

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias