COVID-19

Coronavírus: Jaboatão usa scanner corporal para aferir temperatura de servidores

Outras medidas foram tomadas no município como a redução do horário de trabalho

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 19/03/2020 às 11:47 | Atualizado em 19/03/2020 às 12:11
CHICO BEZERRA/CB IMAGEM
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), decidiu instalar um Scanner corporal na entrada do Complexo Administrativo como forma de precaução em relação aos servidores que se apresentam para trabalhar. - FOTO: CHICO BEZERRA/CB IMAGEM

Diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), decidiu instalar um Scanner corporal na entrada do Complexo Administrativo como forma de precaução em relação aos servidores que se apresentam para trabalhar.

>> Coronavírus faz prefeitos cancelarem tradicional marcha a Brasília em busca de recursos

>> Governo propõe que empresas cortem salários e jornada pela metade por conta da crise do coronavírus

Assim, antes de ter acesso ao interior do imóvel, o funcionário fica postado diante do aparelho para que seja feita a aferição da temperatura do corpo. De acordo com material divulgado pela prefeitura, se for verificada alguma anormalidade com o servidor, é feito o encaminhamento para uma avaliação adequada.

Outras medidas foram tomadas no município como a redução do horário de trabalho e atendimento ao público, que agora é das 8h às 14h e o rodízio dos servidores reduzindo o número de funcionários em todas as repartições, para evitar a aglomeração.

Além disso, quem tem 60 anos de idade ou mais e os portadores de doenças crônicas estão liberados para trabalhar em casa.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

Comentários

Últimas notícias